18/08/2015 - Familiares doam órgãos andradinense vitimada por AVCH

Uma paciente de 52 anos, vitimada por um Acidente Cerebral Hemorrágico (AVCH) é a oitava doadora de órgãos captados na Santa Casa de Araçatuba, neste ano.  L.A, que residia em Andradina, teve morte encefálica constatada ontem às 17h50. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Araçatuba desde sábado (15/8).

De acordo com os familiares, ela sofreu o AVCH na semana passada. Foi internada inicialmente na UTI da Santa Casa de Araçatuba, mas em decorrência da gravidade do quadro clínico foi removida para Araçatuba. Apesar do tratamento intensivo recebido, a paciente não reagiu e entrou em quadro morte cerebral.

Após a constatação da morte encefálica, por exames previstos por protocolo específico, sob acompanhamento da Comissão Intra-hospitalar de Transplantes (CIHT) do hospital os familiares foram comunicados e concordaram em doar os rins e o fígado.

Captação

A captação foi iniciada as 9h20 desta terça-feira (18/8), sob acompanhamento do enfermeiro Matheus Tonon, da CIHT da Santa Casa de Araçatuba.

O fígado, cuja duração extracorpórea é de 12 horas, foi o primeiro a ser retirado. O órgão foi captado por equipe do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto, composta pelos cirurgiões Mariana Vitória Gasperin e Jorge Rezende Lopes Junior, e o enfermeiro Leandro Gomes Borges; e deverá ser implantado até o inicio da noite de hoje, em paciente definido pela Central Nacional de Transplantes (CNT).

Os rins foram retirados em seguida, pela mesma equipe. Porém, os órgãos foram levados pelo enfermeiro Marcos Morais para o Hospital de Base de São José do Rio Preto, onde serão avaliados e conservados para direcionamento pela CNT para transplantes que deverão ser realizados em no máximo 36 horas.