05/02/2009 - Fascículo da Folha da Região conta a história da Santa Casa

A trajetória da Santa Casa é o tema da primeira edição do "Nossa História", fascículo criado pela Folha da Região, com a proposta de resgatar a saga de Araçatuba, que completou 100 anos em 2008

A nova série especial da Folha da Região  foi lançada quarta-feira (4/03), durante café da manhã oferecido para anunciantes, agências de propaganda e autoridades. O prefeito Cido Sério, que estava cumprindo compromissos em São Paulo, foi representando por sua esposa Cidinha Sério e pelo vice-prefeito Carlos Hernandes.

A Folha da Região foi representada por Ana Eliza Lemos Senche (diretoria geral); Marcos Lemos Senche e  José Henrique Lemos Senche, sócios-proprietários do jornal; Maria Antônia Dario (editora-chefe) e Sérgio Costacurta (gerente comercial e marketing).

O Projeto dará seqüência ao resgate histórico realizado pela Folha no inicio de 2008, ano que a cidade completou o primeiro centenário. Sem seguir uma linha cronológica, pois “a idéia é levantar a história da cidade e das pessoas”, como explica a editora de Projetos Especiais do jornal, Eloisa Morales, os tablóides circularão uma vez por mês.  “Essas histórias serão contadas não só através de pesquisas realizadas pelo jornal, mas também por leitores que considerem que fatos relevantes devam ser expostos a população”, completa Morales.

As reportagens foram elaboradas pelo repórter Sérgio Teixeira. A maioria das fotos utilizadas pertence ao acervo da Câmara Municipal de Araçatuba. As fotos históricas do hospital integram o acervo da Santa Casa de Araçatuba.

A capa da primeira, que circulou em 4 de março destacou que “O maior hospital da região faz 82 anos”, chamada ilustrada por uma foto do primeiro prédio da Santa Casa de Araçatuba, inaugurado em 1931. Duas outras fotos históricas do hospital (a torre principal, na fase intermediária de sua construção; e a mesma construção em foto clicada em 1970), abrem textos sobre o histórico do hospital, nas paginas 2 e 6.

Os textos destacam a trajetória do principal hospital da região. De sua criação, ocorrida em 1927 à sua transformação como hospital referência em alta complexidade, ocorrida 82 anos depois.  O relato, também relembra a atuação fundamental exercida pelas freiras, que no inicio das atividades, coordenavam e atuavam em todos os setores do hospital.

“A administração da Santa Casa de Araçatuba, recebeu a publicação com gratidão à Folha da Região e orgulho em relação ao crescimento do hospital. Publicações dessa natureza são importantes para que a comunidade conheça os longos caminhos que uma instituição precisa trilhar, até atingir a plenitude”, declara o provedor da Santa Casa, Dr. Jaime Monsalvarga.

O fascículo

Com um total de oito páginas diagramadas no formato tablóide, a primeira edição, também destaca uma manifestação ocorrida em 1993. Contribuintes insatisfeitos com reajustes aplicados no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) decidiram protestar em frente à Câmara Municipal de Araçatuba.

A edição, também relatou momentos do carnaval de 1994, através de fotos encaminhadas por uma leitora. Outro momento histórico e belo é a reportagem que compara a beleza do “nosso” Tietê em relação ao poluído rio que corta boa parte da cidade de São Paulo.

“Ainda existem muitas históricas bonitas a serem contadas. O Nossa História terá esse compromisso”, disse Ana Eliza Lemos Senche. Para a diretoria geral da Folha da Região, o jornal contribuirá na tarefa de preservação da memória da cidade. “Um povo que tem história é um povo desenvolvido”, afirma.