26/07/2012 - Funcionários elegem os novos membros da CIPA

Os novos integrantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Santa Casa de Araçatuba foram eleitos esta semana por meio de votos dos servidores do hospital. A finalidade desse grupo prevista por lei é prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a torná-lo compatível com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Este tipo de comissão deve existir tanto em empresas privadas quanto no setor público, tendo como membros pessoas eleitas pelos próprios funcionários, que os representarão na comissão, e indicados, que representam o empregador.

A comissão da Santa Casa é formada por 16 servidores, sendo oito titulares e sete suplentes eleitos pelos servidores, além do presidente, que será indicado pela diretoria do hospital na próxima semana.

O técnico em segurança do trabalho Geraldo Augusto Mazarin foi titular o mais votado, com 91 votos, por isso foi eleito como vice-presidente da CIPA. Os outros titulares são Lindomar Bonafé Cirillo, Gisele Rodrigues da Silva, Luzia Janaina Sotério, Sônia Maria Foriatti, Leandro Vieira de Andrade, Leandro Moda Trevelin e Thiago Henrique Zago.

Os suplentes eleitos para representar o grupo de prevenção em seus setores são Aparecido Bernardino, Reginaldo Queiróz, Jorge Luis dos Anjos, Alexandro Amaral, Kelly Lindse dos Santos Barbosa, Antônio Franco Neto e Robval Simão da Silva.  Ao todo, foram apurados 663 votos.

Nos dias 01, 02 e 03 de agosto os novos integrantes da comissão vão participar de um curso com 20 horas de duração, sobre o que é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

A vigência de cada comissão é de um ano e o que regulamenta a criação da Comissão, é a Lei Municipal 3909, de 29 de abril de 1993.