24/12/2009 - GTH distribui panetones e brinquedos aos pacientes

Pacientes internados nas várias alas de enfermarias da Santa Casa de Araçatuba receberam ontem uma visita diferente, sem deixar de ser alegre: o Papai Noel, personalizado pelo chefe do Serviço de Segurança, Carlos Roberto Geralducci.  Acompanhado de integrantes do Grupo de Trabalho e Humanização (GTH), unidade formada por funcionários dos setores administrativo e de enfermagem do hospital, o bom velhinho distribuiu panetones para adultos e crianças. Além da guloseima natalina, as crianças também ganharam brinquedos.

A passagem da caravana do bom velhinho, pontuada por musicas natalinas reproduzidas por um CD Player portátil e o burburinho produzido pelas embalagens de brinquedo, dos carrinhos que transportavam os panetones, e alegria dos integrantes do GTH, quebrou a rotina dos corredores e enfermarias. “Fiquei feliz em ver que pessoas aqui do hospital também estão empenhadas em proporcionar alegria para os pacientes”, afirmou M.S, paciente internada temporariamente para sessões de hemodiálise realizadas no Serviço de Nefrologia.

A estudante Michele Gonçalves, nove anos, residente em Coroados também se emocionou com a chegada do Papai Noel e equipe na Pediatria, localizada no terceiro andar da nova torre do hospital. Internada desde o dia 18 para investigação de dores abdominais, a pequena paciente foi submetida a uma apendicectomia (remoção cirúrgica do apêndice) realizada pelo cirurgião pediátrico Aimar Garcia Sanches. O caso não era tão simples e por isso a menina não receberá alta nos próximos dias. “Vou passar o Natal aqui no hospital. A festa eu ganhei hoje”, disse emocionada após ganhar o brinquedo e o panetone. “Foi legal demais”, definiu.

Integração
Este é o segundo evento realizado este ano pelo GTH, representatividade criada há quatro meses, sob a proposta de desenvolver ações e acolher sugestões de pacientes, acompanhantes e funcionários do hospital, para consolidação de um amplo programa de humanização. Em outubro, o grupo realizou festa em comemoração ao Dia da Criança. O evento e mais a homenagem pelo Natal foram realizados com recursos obtidos através de doações.

Tanto a fase de captação de doações, quanto à elaboração da programação e montagem dos kits reforçam a integração da equipe de trabalho. Durante várias semanas os integrantes se reuniram para que tudo saísse bem e o evento ajudasse a melhorar a auto-estima de pessoas de todas as idades que passam os dias que antecedem o Natal e em muitos casos, o próprio Dia de Natal, internados para tratar doenças que as afligem.