21/07/2022 19:03:17 - Governadora do Rotary Club pede mobilização regional para reforma da UTI Coronariana da Santa Casa de Araçatuba

Ao visitar na manhã desta quinta-feira a UTI Coronariana da Santa Casa de Araçatuba, a governadora do Distrito 4470 do Rotary Club, Miriam Serra de Lacerda Silva Philbois reafirmou a necessidade de mobilização dos Rotarys Clubs das 40 cidades atendidas pelo hospital, “em prol das melhorias que a unidade está precisando”.

A sugestão já havia sido feita pela governadora ao novo presidente do Rotary Club Araçatuba Cruzeiro do Sul, Alberto Pinto da Silva, na segunda-feira (18/7) durante homenagem prestada pela diretoria do hospital à ex-presidente Ruth das Neves Alves de Lima.

A reforma da UTI Coronariana é uma das prioridades imediatas da diretoria da Santa Casa de Araçatuba. Com 10 leitos, a unidade possui equipes médicas, de enfermagem, e profissionais multidisciplinares para atender urgências e emergências, internações eletivas e suporte pós-cirúrgico cardiovasculares e torácicos.

“No entanto, para aprimorar a qualidade dos atendimentos há a necessidade de ampla reforma estrutural e adequação das réguas de gases e climatização e substituição de camas e cortinas divisórias”, detalhou o provedor Petrônio Pereira Lima à governadora. A unidade também precisa de mais ventiladores mecânicos e monitores multiparâmetros.

Para a governadora, a união dos clubes das cidades para as quais a Santa Casa de Araçatuba é referência de atendimentos de alta complexidade pode representar importante apoio para a diretoria aperfeiçoar o atendimento.

Miriam Serra de Lacerda Silva Philbois é a primeira mulher a governar o Distrito 4470 que engloba 76 clubes de Rotary da maioria das cidades do estado de Mato Grosso do Sul, mais a cidade de Pedro Juan Caballero no Paraguai e parte do estado de São Paulo. Na região, o Distrito abrange de Avanhandava à Castilho.

A visita realizada nesta quinta-feira teve como objetivo acompanhar o presidente do Rotary Club Araçatuba Centenário, Nei Celso Guariza e demais integrantes do clube e o presidente do Rotary Club Araçatuba Cruzeiro do Sul para ver em funcionamento, equipamentos doados ao hospital entre 2016 e 2022.

Neste período, o Centenário doou vários equipamentos para a UTI Neonatal e Pediátrica e UTI Neonatal destinada a bebês prematuros e para o Posto de Coleta de Leite Humano, dentre os quais bombas infusão e bombas para coleta de leite. No mesmo período o clube também fez a doação de focos cirúrgicos para as salas cirúrgicas e monitor multiparâmetros para a UTI Respiratória.

“Um hospital grandioso tem grandiosos problemas também. Mas vi funcionários trabalhando com muita dedicação e diretores planejando melhorias. De modo que os nove clubes da cidade devem agradecer todos os dias pela oportunidade de terem uma entidade como essa para trabalhar em prol”, afirmou a governadora.

Ficou definido agendamento próximo de uma reunião executiva entre os presidentes dos clubes de Araçatuba e a diretoria da Santa Casa de Araçatuba para apresentação do projeto técnico para reforma da UTI Coronariana e de outras prioridades relacionadas às UTIs Neonatais, para definição do apoio e da mobilização.

“Foi muito positivo ver a governadora visitando nossa cidade e vir conhecer as atividades da Santa Casa de Araçatuba. Nesses dois contatos que tivemos vi nela uma pessoa muito determinada. Nas visitas que fez, ela   pediu em várias ocasiões o engajamento dos clubes da cidade e da região para um investimento maior no hospital”, definiu o provedor.