10/08/2016 - Grupo do facebook doa dois colchões antiescaras para o hospital

Um grupo criado no Facebook e que reúne voluntários dispostos a realizar ações solidárias às pessoas com necessidades diversas, acaba de doar dois colchões pneumáticos antiescaras à Santa Casa de Araçatuba. Nesta que foi a primeira ajuda à uma instituição, o grupo Onde Ir e Ajudar em Araçatuba, também colaborou indiretamente para que outras doações possam ser feitas após a divulgação da entrega, ocorrida no final de semana.

O equipamento é importante para o bem-estar de pacientes que precisam passar longo tempo acamados. No hospital, as maiores demandas são das unidades de terapia intensiva e semi-intensiva, que totalizam 40 leitos. Trata-se de um colchão com pressão alternada que ajuda na prevenção e tratamento de escaras (úlcera de pressão ou úlcera de decúbito) causadas em pacientes acamados. O colchão faz com que uma mesma zona do corpo esteja em contato com diferentes graus de pressão simultaneamente. A difusão de pressão no corpo através da pressão alternada é realizada periodicamente a cada 5 minutos pelo motor e o movimento de inflar e desinflar as células do colchão estimula a circulação da corrente sanguínea na pele do paciente.

Com a doação feita pelo Onde Ir e Ajudar em Araçatuba e outras 6 unidades que deverão ser entregues nas próximas semanas por um doado que prefere não ser identificado, o hospital passa a contar com 8 colchões terapêuticos. Mas, ainda serão necessárias 32 unidades para atender todos os leitos destinados a pacientes com necessidades especiais. Cada colchão custa em média R$ 600,00. Interessados em contribuir com essa necessidade podem entrar em contato através do telefone (18) 3607-3021.

“Soubemos que o hospital estava com essa necessidade e decidimos ajudar”, informa Carla Calaigian Gonçalves Pedon, que é dona-de-casa e decidiu juntamente com o representante comercial Gustavo Del Bianco, criar o grupo de ajuda. O Onde Ir e Ajudar em Araçatuba foi criado há dois meses e já conta com 2 mil membros.

Mesmo com pouco tempo de atividade, o grupo já realizou várias ações como fornecimento de informações gerais, consultas por advogados, próteses, alimentos e recursos financeiros para famílias que estejam diante de uma necessidade urgente, “como a de uma família que teve o fornecimento de água cortada e seus moradores não tinham condições de resolver o problema por estarem desempregados detalha, Carla.

A voluntária explica que o grupo é um braço de uma comunidade virtual com grande visibilidade no Facebook: “Onde Ir e onde Não Ir em Araçatuba”, grupo fechado que conta com 16 mil membros. Um dia, o grupo se mobilizou para comprar uma bicicleta nova para um vendedor ambulante conhecido como, o “Tio das Pimentas”. A rapidez e a ampla mobilização entre os integrantes do grupo, animou Carla Pedon, que Gustavo Del Bianco. “Pedimos autorização para os administradores do grupo e criamos uma vertente cujo objetivo é oferecer respaldo às pessoas com necessidades urgentes”, afirma a coordenadora do grupo de voluntários virtuais.

Quem quiser conhecer o grupo, participar deste movimento voluntário deve acessar: bit.ly/ondeireajudar