24/03/2016 - Hospital faz três captações de órgãos em um único dia

Um total de 14 pessoas serão beneficiadas pela tripla coleta de órgãos realizada nesta quarta-feira (23/3), na Santa Casa de Araçatuba. Equipes da Santa Casa de São José dos Campos, do Hospital de Base de São José do Rio Preto e da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes da Santa Casa de Araçatuba coletaram dois fígados, seis rins e seis córneas em três pacientes que estavam internados no hospital, mas tiveram morte encefálica constata nas 24 horas que antecederam a coleta. Os procedimentos foram autorizados pelas famílias.

Foi a primeira vez desde que a CIHT (Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes) e em toda a história de captação de órgãos realizadas no hospital, que três pacientes passaram à condição de doadores após morte encefálica e os processos coincidiram também com a concordância de seus familiares para a doação. Pela primeira vez desde que a CIHT (Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes) e em todo o histórico de captação de órgãos realizadas no hospital, três pacientes que passaram à condição de doadores após morte encefálica constata e autorização de seus familiares, terão órgãos captados nesta quarta-feira (23/3). Dois procedimentos começarão simultaneamente por volta das 10h30 e um terceiro será realizado à noite.

Duas das captações ocorreram simultaneamente no período da manhã. Em uma das salas do Centro Cirúrgico foi realizada captação de fígado, rins e córneas na paciente R.P. C, de 44 anos, que residia em Ilha Solteira e teve morte encefálica constata as 19h20 de ontem (22/3), em decorrência de um quadro grave de Acidente Vascular Cerebral (AVC) A paciente havia sido removida para Araçatuba, por meio da Central de Vagas, no dia 18 deste mês.  Apesar do tratamento intensivo recebido, não houve evolução positiva do grave quadro clinico da paciente.

Em outra sala do CC foram coletados rins e córneas da paciente D.S. S, 64 anos, aposentada e residente em Araçatuba. Em 20 de março, ela sofreu traumatismo craniano encefálico decorrente de queda da própria altura.  Recebeu tratamento intensivo, porém teve morte cerebral constatada ontem (22/3) as 19h24.  Seus órgãos serão captados pela equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto.

Por volta das 19hs ocorreu a captação de órgãos do paciente O.G.P., agricultor, 47 anos, residente em Araçatuba. Na noite de segunda-feira (21/3) ele conduzia uma motocicleta e acabou colidindo com uma carroça. Deu entrada no Setor de Emergência da Santa Casa de Araçatuba, as 22h25. Após avaliações por várias especialidades constatou-se que o paciente sofreu politraumatismo, dentre o qual, traumatismo craniano grave. A morte encefálica foi constata às 0h20 desta quarta-feira (23/3). Os familiares autorizaram a captação. Os órgãos coletados (fígado, rins e córneas) foram conduzidos para o Hospital de Base de São José do Rio Preto.

As coletas foram realizadas pelos cirurgiões Renato Ferreira da Silva ( Hospital de Base de Rio Preto) e André Gustavo dos Santos Pereira ( São José dos Campos) , e o enfermeiro Matheus Tonon, habilitado através da CIHT da Santa Casa de Araçatuba para retirada de córneas.