14/03/2019 10:09:21 - Hospital do Rim atende 288 doentes renais crônicos por mês

Por: Lazáro Júnior  (www.hojemais.com.br/aracatuba

Nesta quinta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Rim. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 10% da população mundial tem Doença Renal Crônica.

Em Araçatuba, o Hospital do Rim da Santa Casa é considerado o mais avançado centro de tratamento de doenças renais crônicas do extremo Oeste Paulista. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, são realizadas em média 3.600 sessões de hemodiálise por mês.

Inaugurado em junho de 2014, o complexo inicialmente atendia 45 pacientes. Hoje, com 56 máquinas, tem estrutura para atender 360 pessoas, mas faz o tratamento de 288 doentes renais crônicos mensalmente.

Desse total, 60% são de Araçatuba e os 40% restantes de municípios da região, para os quais o serviço é referência.

Prédio

As obras para construção do Hospital do Rim da Santa Casa de Araçatuba começaram em 2010 e foram investidos R$ 9 milhões. A maior parte do dinheiro foi repassada pelo governo do Estado de São Paulo. A Santa Casa ajudou com aproximadamente 10% do valor como contrapartida.

São 2.162,44 metros quadrados de área construída em três pavimentos que são interligados ao prédio da Santa Casa por meio de uma passarela suspensa. Dois 81 leitos disponíveis, 64 são destinados a hemodiálise e 11 para diálise peritoneal.

O complexo possui ainda um Ambulatório de Nefrologia para consultas e tratamento em pacientes com problemas renais, mas que não precisam se submeter à hemodiálise.

Estrutura

A unidade é equipada com poltronas automatizadas e com controle remoto, o que possibilita ao próprio paciente posicioná-las durante a sessão. O serviço possui foco cirúrgico, desfibrilador, bisturi elétrico, camas para internação e macas.

As máquinas de hemodiálise de alta tecnologia são dotadas de um sistema de filtragem da água utilizada no procedimento. O processo, que inclui a esterilização da água, limpeza mineral e bacteriológica, é fiscalizado pela Vigilância Sanitária.

O hospital funciona em três turnos de quatro horas, com início às 6h e término às 19h30.