27/02/2009 - Hospital é um centro avançado de diagnóstico

Capacitada para atender à demanda local e regional no tratamento e reabilitação de alta complexidade, a Santa Casa de Araçatuba também é referência em medicina diagnóstica. De análises clínicas ao diagnóstico por imagem, passando por patologia, medicina nuclear, litotripsia e endoscopia.

Em 2008, por exemplo, o hospital realizou 379.291 exames de baixa, média e alta complexidade. Desse total, 89,03% foram prestados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), internados no hospital, e os encaminhados pela rede de atendimento básico de Araçatuba e dos 40 municípios da região, para os quais a Santa Casa é referência no atendimento especializado.

Através de recursos próprios e verbas públicas, o hospital adquiriu equipamentos de última geração, que transformaram a Santa Casa em centro avançado de diagnóstico, 24 horas. Fator  que ajuda a salvar vidas, pois torna mais ágil os prognósticos médicos, tanto em tratamentos eletivos quanto nas urgências e emergências.
O Centro de Diagnóstico por Imagem é uma das referências de tecnologia e eficiência disponibilizadas a médicos e pacientes internos e externos. A unidade recebeu investimentos aplicados em reformas e adaptações do prédio, e aquisição de equipamentos de alta tecnologia de radiologia.
Um dos destaques é o Multslice, aparelho de tomografia de última geração, que gera imagem em três dimensões e permite mostrar pequenas estruturas do corpo de forma nítida.

Para a cardiologia e a cirurgia cardiovascular, duas especialidades com expressiva demanda, o hospital disponibiliza equipamentos modernos e profissionais qualificados para oferecer aos pacientes várias modalidades de investigação diagnóstica: do eletrocardiograma à hemodinâmica, que realiza exames de cateterismo, para investigação de doenças nas artérias coronárias, e procedimentos terapêuticos, como angioplastias e implantação de stents.

A estrutura também reúne equipamentos para exames de alta precisão, como ecocardiograma (com Doppler, transesofágico e de stress), ergométrico e Holter.

Neurologia e Neurocirurgia, especialidades que geram grande número de urgências, emergências e internações (o setor realiza em média 300 cirurgias/ano), também dispõem de equipamentos de ponta, como o tomógrafo Multslice e aparelho de ressonância magnética de alto campo da Siemens.
A Santa Casa, também possui laboratório próprio para analises clínicas, com funcionamento 24 horas para pacientes internados e externos. Revitalizado e com novos esquipamentos, o Laboratório de Análises Clínicas oferece ambientes confortáveis e tecnologia para  realizar analises com qualidade e rapidez.

Outras informações sobre exames e agendamentos: (18)3607-3021