19/09/2016 - Hospital é referência em cardiologia intervencionista

A Hemodinâmica é mais uma especialidade de alta complexidade da Santa Casa de Araçatuba referenciada para os pacientes de Araçatuba e outros 40 municípios da região.

O Serviço utiliza alta tecnologia para diagnosticar e tratar patologias que acometem o sistema circulatório. Exemplo disso são o cateterismo cardíaco, exames que identifica obstruções das artérias coronárias; e a angioplastia com balão, procedimento terapêuticos, para desobstruí-las.

A critério do médico, pode-se realizar na angioplastia implante de uma prótese endovascular (para ser utilizada no interior dos vasos) conhecida como ‘stent’ - para manter a artéria aberta.

A Unidade também avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco, para diagnosticar possibilidades de infarto agudo do miocárdio.

No rol de procedimentos realizados na Hemodinâmica estão ainda os exames das artérias cerebrais para a detecção de aneurismas; da aorta, principal artéria do corpo humano, que leva sangue para todo o corpo; das artérias dos membros superiores e inferiores, para detectar trombose ou obstruções, dentre outros.

A Hemodinâmica realiza em média 2.400 procedimentos terapêuticos e de diagnóstico por ano,dentre cateterismos,angioplastias e arteriografias. Deste total, 85% dos atendimentos são prestados a pacientes do Sistema Único de Saúde.