21/09/2010 - Hospital lança campanha pró doação de leite humano

A Santa Casa de Araçatuba inicia hoje (21/09), campanha para incentivar a doação de leite humano. A ação vai até o dia 1 de outubro, Dia Nacional de Doação de Leite Materno. O objetivo é suprir a demanda de alimentação dos bebês prematuros que nascem no hospital e também despertar a conscientização da população para a causa do aleitamento materno.

Segundo Daniela Silva, enfermeira do UTI Neonatal, o leite é fundamental para bebês prematuros internados em unidades de tratamento intensivo (UTI), pois os recém nascidos têm uma imunidade menor que o normal.

“O parto de risco acaba gerando dificuldades físicas e psicológicas e, por isso, a mãe não consegue produzir o leite necessário. Por isso, a importância da doação, pois o leite materno é uma substância viva que tem vários efeitos protetores e de desenvolvimento”.

Em média, 30 bebês prematuros nascem no hospital por mês. O leite utilizado para complementar a alimentação desses prematuros é repassado pelo Banco de Leite do Hospital da Mulher de Araçatuba.

Para doar, basta a mulher ser saudável e ter leite excedente. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (18) (18) 3636- 1170 ou 3607-3132 imprensa@santacasadearacatuba.com.br

1 de Outubro: Dia Nacional de Doação de Leite Materno

No dia 1º de outubro, o Brasil comemora o Dia Nacional de Doação de Leite Materno, campanha promovida pelo Ministério da Saúde. A data tem como objetivo esclarecer os benefícios do consumo de leite materno e estimular mulheres a tornarem-se doadoras de leite.

Neste período, os Bancos de Leite Humano trabalham para que este número cresça e promovem constantes ações para possibilitar que um número ainda maior de bebês recebam o leite humano. Há 186 Bancos de Leite no Brasil. Eles atendem bebês prematuros ou doentes que não conseguem se alimentar diretamente no seio materno.