A Santa Casa de Araçatuba, já oferece a médicos e pacientes, exames de ressonância magnética. O método é considerado como um importante aliado para o diagnóstico de patologias e emergências em decorrência de traumatismos raquimedulares (coluna vertebral e medula).
Através de contratação da Tomoson, tradicional e conceituada empresa especializada em diagnóstico por imagem, o hospital utiliza o Magnetom Sonata 1.5 Tesla, aparelho que integra a nova geração de ressonância magnética de alto campo, desenvolvida pela Siemens.
O equipamento - único instalado e disponibilizado em hospitais públicos da região de Araçatuba- possui tecnologia que garante imagens de altíssima definição e é utilizado em exames de todo o corpo humano. Com ênfase em neurologia (detecção de tumores, infartos celebrais hiper agudos) e patologias abdominais (fígado, baço, pâncreas, rins).O método, também é considerado, como o mais eficiente da radiologia para avaliar estruturas como meniscos, ligamentos, cartilagem e tendões.
A ressonância magnética também representa importante avanço para exames ginecológicos, em relação à tomografia computadorizada, sendo indicada em casos de massas pélvicas, anomalias congênitas uterinas complexas, localização pré-operatória de leiomiomas, controle de adenomiose e endometriose, bem como avaliação de tumores (útero, colo e ovários).
Centro de Diagnóstico por Imagem
O equipamento está instalado Centro de Diagnóstico por Imagem. Trata-se de um novo setor criado no subsolo do hospital, onde estão instalados vários equipamentos da medicina diagnóstica, dentre os quais o Mult-Slice, tomógrafo de última geração da Toshiba, que capta imagens de todo o corpo humano, em três dimensões.“Com esta estrutura, a Santa Casa passou a oferecer diagnóstico por imagem de ponta, comparado apenas aos grandes hospitais”, analisa o médico radiologista Mauro Sérgio Camargo Benez, integrante da equipe da Tomoson que atua no Centro de Diagnóstico da Santa Casa de Araçatuba.
O médico destaca também, o avanço social que o convênio representa para os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Os exames de ressonância magnética, que custam em média R$ 800,00, estão sendo realizados sem custos aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
O neurocirurgião Rodrigo Mendonça, coordenador do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa, também enaltece a estrutura de diagnóstico por imagem disponibilizada 24 horas dentro do próprio hospital. “Para se ter uma idéia, hoje a gente solicita um exame de ressonância magnética pela manhã e a tarde já tem exame pronto. A tomografia é ainda mais rápida. O resultado sai poucos minutos após a realização do exame”. Para Mendonça esta agilidade é fundamental para salvar vidas.
Ele cita como exemplo, pacientes vitimados por traumatismo craniano decorrentes de acidentes. “O paciente que sofre uma hemorragia intracraniana, por exemplo, o período de quatro horas representa o marco para se definir os procedimentos cirúrgicos. Se operado dentro dessas quatro horas, as chances deste paciente sobreviver ou ficar sem seqüelas é muito maior, em relação a um paciente operado após esse período limite”.
Em breve esta estrutura considerada como própria dos grandes hospitais do País, ganhará novo reforço. O provedor da Santa Casa de Araçatuba, Jaime Monsalvarga, informa que o hospital vai adquirir um
Eletroneuromiógrafo, equipamento que será utilizado para o diagnóstico de doenças neuromusculares.
“Graças aos recursos obtidos junto ao Governo do Estado e economia produzida por uma gestão que prioriza a redução de custos,estamos conseguindo ampliar a qualidade dos atendimentos prestados aos pacientes do SUS”, define Monsalvarga.