20/07/2011 - Hospital recebe incrições para eleição da CIPA

A Santa Casa de Araçatuba escolhe nos dias 1 e 2 de agosto os novos representantes de sua Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Regulamentada pela lei NR5. 6214, portaria 3214/78, a CIPA é a comissão responsável por trabalhar na melhoria e adequação do ambiente de trabalho, visando a prevenção de acidentes.

A segurança do trabalho depende da conscientização dos funcionários e a CIPA é um instrumento que os funcionários dispõem para tratar da prevenção de acidentes, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança, como explica o técnico em Segurança do Trabalho Geraldo Augusto Mazarin: “A CIPA auxilia o trabalho dos técnicos em segurança, pois tem representantes em vários setores do Hospital. Dessa forma, cada representante conhece os riscos do seu setor e por isso trás sugestões de melhorias que são discutidas nas reuniões que acontecem mensalmente”, explicou.

O vice-presidente da comissão que está em mandato atualmente é o segurança Américo Lima Gonçalves, que ressalta a importância do papel do cipeiro dentro da empresa “Nossa função é orientar os colaboradores na prevenção de acidentes, nós buscamos não só a segurança, mas a melhoria do ambiente de trabalho”, ressaltou.

Quando eleitos para mandato de um ano, os integrantes da Cipa passam por um treinamento de cipeiros. Nesse treinamento eles conhecem todas as normas de segurança e aprendem a identificar fatores de risco dentro do Hospital. As inscrições para CIPA iniciaram no dia 14 e podem ser realizadas até o dia 28 de julho. A eleição acontece nos dias 1 e 2 de agosto das 6h30 às 18h30, a votação será através de cédulas de papel que serão depositadas dentro de uma urna localizada próximo ao cartão de ponto.

OBJETIVOS

O objetivo básico da CIPA é fazer com que empregadores e empregados trabalhem para prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA também tem por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de risco, com a participação do maior número de trabalhadores e com a colaboração do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).