24/04/2009 - Hospital utiliza tecnologia para esterilizar e higienizar

Com um fluxo que em 2008 totalizou 152.765 atendimentos nas áreas de cirurgia, internação e urgência e emergência, a Santa Casa de Araçatuba utiliza tecnologia de ponta na infra-estrutura necessária à garantia da qualidade dos procedimentos.

A começar pela Central de Esterilização de Materiais, uma das poucas da região em modernidade e funcionalidade. Projetada para atender uma demanda de mais de mais de 1.200 internações/mês, quase 1.000  cirurgias mensais e 5.000 atendimentos de urgência e emergência/mês, a Central funciona há dois anos em mais de 400 m2 de área que integra o complexo da nova torre.

Totalmente automatizada, a nova unidade possui capacidade para processar 25 mil pacotes de instrumentos/mês. Equipada por uma lavadora termodesinfetadora e quatro autoclaves a vapor, a Central também é responsável pela desinfecção da fibra ótica utilizada nos procedimentos de videolaparoscopia.

Utiliza sistema de gerenciamento informatizado e funciona em sistema de barreira, recurso que evita tanto o cruzamento de materiais utilizados e os esterilizados, quanto à circulação da atmosfera contaminada nos ambientes limpos.

Na unidade, também são realizados testes químicos e biológicos para comprovação da qualidade do material esterilizado. Este controle é registrado em livro conferido pelo Serviço de Vigilância Sanitária

A nova Central ofereceu ao hospital, autonomia para esterilizar 100% dos materiais utilizados pelos setores de procedimentos, fator que eliminou por completo a desinfecção realizada com substâncias químicas.

Lavanderia
A Santa Casa de Araçatuba também possui lavanderia moderna e gerenciada por enfermeiro especializado. A unidade utiliza sistemas automatizados em todas as funções necessárias à higienização (lavagem, centrifugação, secagem e calandragem) de 2 mil quilos de roupas/dia.

Funciona através do método de bloqueio: a roupa suja não entra em contato com a roupa já limpa, processo que reduz em 100% a possibilidade de contaminação através do cruzamento da rouparia utilizada por pacientes e profissionais de saúde.