04/07/2016 - Investimentos garantem autossuficiência em oxigênio e energia

A direção da Santa Casa de Araçatuba investiu em áreas essenciais para atender às suas próprias necessidades de consumo, garantindo o bom funcionamento do hospital e o atendimento aos pacientes.

Neste sentido, destacam-se os aportes feitos na produção de oxigênio e geração alternativa de energia.

Desde 2001, a instituição consegue produzir 100% de oxigênio e ar medicinal, gases indispensáveis a praticamente todos os procedimentos realizados nos setores intensivos, semi-intensivos, urgências, emergências e centro cirúrgico.

Considerada um modelo para outros hospitais do País e até do exterior, a usina de oxigênio da Santa Casa produz 27 metros cúbicos por hora de oxigênio e 300 metros cúbicos/hora de ar medicinal. O volume é suficiente para suprir 24 horas a demanda do hospital.

O processo consiste em captar, por meio de um compressor, o ar disponível na atmosfera, que depois passa por tratamento e filtros especiais que separam o oxigênio do nitrogênio. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o CFM exigem grau mínimo de 92% de purificação.

A usina gera uma economia de R$ 800 mil ao ano, já que seu custo de produção é de R$ 400 mil anuais e, se comprasse no mercado a quantidade de gases que utiliza, teria de desembolsar R$ 1,2 milhão por ano.

Outro avanço foi a diminuição em mais de 20% dos gastos com energia, com a substituição de energia elétrica por vapor produzido por GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). A troca foi feita em aproximadamente 20% dos setores do hospital.

A energia alternativa é gerada por duas caldeiras que produzem 1.500 quilos de vapor por hora. O volume é o suficiente para aquecer a água dos chuveiros dos 323 leitos do hospital e garantir o funcionamento da central de esterilização, cozinha e lactário e lavanderia.

Só para se ter uma ideia, a central processa 25 mil pacotes de instrumentos por mês, para atender, por mês, uma demanda superior a 1.200 internações, quase 1.000 cirurgias e 4.500 atendimentos de urgência e emergência.

Já a lavanderia faz a lavagem, secagem e calandragem de 1,5 mil quilos de roupas por dia. O setor possui quatro lavadoras com capacidades de 120, 60, 50 e 30 quilos, e três secadoras de 120 e 30 quilos.

O setor de nutrição e dietética, por sua vez, produz 1.400 refeições ao dia, entre café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia, para pacientes e acompanhantes. No espaço, funciona também o lactário, que produz 7 mil mamadeiras/mês para os pacientes da pediatria, berçário patológico e neonatal, além de 1.000 frascos de alimentação enteral e parenteral (intravenosa).

ENERGIA ININTERRUPTA

A Santa Casa também possui uma subestação de energia com autossuficiência para 3.250 KVAs (Kilovoltamperes). Esta energia é distribuída por meio de transformadores de 3.250 KVA e garante o fornecimento ininterrupto a todos os setores do hospital.

A instituição possui ainda quatro geradores de 1.675 KVA movidos a diesel, para o fornecimento de energia em situações de emergência a90% dos setores do hospital que não podem parar.

Conta também com uma central que possui outros dois geradores responsáveis pelo abastecimento de todo o prédio, além do CTO (Centro de Tratamento Oncológico). Em caso de blecaute, os aparelhos são ativados, fazendo com que não falte energia em nenhum momento.