14/11/2012 - Menino tem morte cerebral e família decide doar órgãos

Por Monique Bueno

Folha da Região de Araçatuba

Dois rins e as córneas foram os órgãos e tecidos que uma equipe de médicos do HB (Hospital de Base) de São José do Rio Preto conseguiu extrair do menino João Paulo Pereira Rodrigues, de nove anos, que teve morte cerebral diagnosticada em 8 de novembro,por equipe médica da Santa Casa de Araçatuba.

Os pais consentiram a doação dos órgãos, cuja captação foi realizada na Santa Casa de Araçatuba, iniciada na madrugada de 9 de novembro.  De acordo com a assessoria de imprensa do HB, os rins foram enviados para pacientes das cidades de Ribeirão Preto e Bebedouro. Já as córneas passarão por uma análise no hospital e deverão ser liberadas na próxima segunda ou terça-feira.

A Secretaria de Estado da Saúde informou, por meio da assessoria de imprensa, que recebeu a notificação da extração dos órgãos da criança que mora em Birigui.

PADARIA
João Paulo foi vítima de um acidente de trânsito ocorrido na tarde da última terça-feira, na avenida Das Rosas, bairro Tereza Maria Barbieri, em Birigui. Ele tinha ido a uma padaria e, na volta, ao atravessar a avenida, foi atropelado pelo calçadista Rafael Batista Pimenta, 20, que pilotava uma motocicleta Honda 150.
Pimenta alegou não ter conseguido parar a moto ao ver a criança saindo detrás de uma caçamba. A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar a morte. A criança foi enterrada por volta das 17h30, no cemitério da Consolação, em Birigui.

TRANSPLANTE
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o caminho para o transplante de órgãos se inicia pelo diagnóstico da morte encefálica, chegando até os critérios de distribuição.

A secretaria estadual mantém um Banco de Órgãos, Tecidos e Substâncias Humanas que gerencia mais de 16 mil receptores em lista de espera. Na internet, o receptor cadastrado tem acesso à sua situação e à evolução de sua posição na lista de espera, permitindo um maior controle social e transparência do sistema.

MINISTÉRIO PÚBLICO
Há também um protocolo de Cooperação entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério Público do Estado de São Paulo, objetivando cooperação técnica e operacional, intercâmbio de informações na área de transplantes de órgãos, tecidos do corpo humano, além de acompanhamento e fiscalização da obediência ao cadastro técnico de receptores.