26/02/2009 - Metade das gestantes tem problemas bucais

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde com duas mil pacientes do Hospital Maternidade Interlagos aponta que metade dessas mulheres apresentam problemas bucais, como gengivite, cáries e infecções.

Apesar de essencial para a saúde de mãe e bebê, muitas gestantes deixam de lado a visita regular ao dentista no período de gestação. A iniciativa, além de prejudicar a saúde da futura mamãe, pode ser decisiva para a vida do bebê. O que poucas mulheres sabem é que problemas bucais durante a gestação podem ser determinantes para o nascimento prematuro da criança.

“A gestante pode se prejudicar ou prejudicar a criança não indo ao dentista durante a gestação. A alteração dos hormônios no período gestacional aumenta a mobilidade dentária, causa alterações salivares, aumento de bactérias e problemas gengivais, por isso é muito importante que elas procurem um dentista”, afirma Francisco Barata Ribeiro, dentista do hospital.

Na maternidade, todas as pacientes internadas ou em pré-natal recebem atendimento odontológico. O hospital possui até um consultório portátil para as pacientes que não podem sair do leito para realizar o tratamento.

Assessoria de Imprensa -Secretaria da Saúde