22/07/2010 - Na mídia: Santa Casa é avaliada em 8,7 por usuários atendidos

Transcrito do jornal Folha da Região de Araçatuba Araçatuba
Monique Bueno

A Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba recebeu nota 8,79 dos pacientes que foram atendidos no hospital em 2009. O resultado faz parte da Pesquisa de Satisfação dos Usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), promovida pela Secretaria de Estado da Saúde em 563 hospitais do SUS. Em Araçatuba, das 3.837 correspondências enviadas, 483 foram respondidas.

O objetivo do programa não é apenas conhecer a qualidade dos hospitais segundo a opinião dos pacientes, mas também, verificar a veracidade e adequação das informações dos atendimentos registradas pelas unidades prestadoras nos sistemas de informação do SUS.

De acordo com a secretaria, foram encaminhadas cartas para todos os pacientes internados em hospitais públicos no ano passado. Na correspondência, que solicitava resposta por meio de impresso, telefone e meio eletrônico, o usuário avaliou o atendimento recebido, o nível do serviço e dos profissionais que prestaram o atendimento, qualidade das acomodações e tempo de espera para a internação.

A assessoria de imprensa da Santa Casa informou que, para um hospital que realiza aproximadamente 400 mil atendimentos no ano, sendo que metade desse total é de internações, a avaliação é bastante expressiva. Com o objetivo de aproximar a relação entre pacientes, médicos e equipe de enfermagem, o hospital implantou em maio de 2009 um programa de revitalização, patrocinado pela CPFL Paulista. O programa ter por intuito adotar práticas mais humanas no atendimento aos pacientes, formação gerencial, padronização de procedimentos de enfermagem e protocolos clínicos.

Recentemente, a Santa Casa recebeu o Certificado de Qualidade em gestão hospitalar, categoria bronze, cedido pela CPFL. Foram entregues certificados pelo CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar) a quatro hospitais de sedes de regiões, de um total de seis unidades participantes representando as cidades de Araçatuba, Araraquara, Avaré, Bauru, Santos e Ribeirão Preto.  Destas apenas Araçatuba (bronze), Araraquara (bronze), Ribeirão Preto (bronze) e Santos (prata), receberam certificações.Entre os melhores hospitais, o mais bem avaliado pelos pacientes da rede pública foi o Hospital Estadual de Ribeirão Preto, inaugurado em março de 2008, com 9,4.

Avaliação dos usuários pelos pacientes tratados e internados na Santa Casa de Araçatuba:

- confirmação dos dados de internação: 9,5
- atendimento gratuito (paciente não foi induzido a pagar o tratamento): 9,8
- avaliação qualitativa dos profissionais: equipe médica: 8,7 e equipe enfermagem: 8,5
- avaliação do local de internação: estrutura, conservação de limpeza: 8,4 e sinalização do local: 8,5
- avaliação do acolhimento dado pelo hospital e profissionais: horário de visitas: 8,1 e informações sobre doença, tratamento e orientação pela falta hospitalar: 8,8

Nota final: 8,79

Fonte: Secretaria de Estadado da Saúde