04/03/2013 - Nova radioterapia tem capacidade para 120 atendimentos/dia

Capacitada para atender até 120 pacientes por dia, a Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Araçatuba tem como âncora um acelerador linear de última geração: o ELEKTA, modelo Precise. O equipamento possui energias de fótons e elétrons, que possibilita tanto tratamentos oncológicos profundos, quanto os mais superficiais, e possui tecnologia necessária para preservar tecidos do entorno de tumores, órgãos e da pele.

“Trata-se de um avanço importante que aliado à capacitação da equipe que irá operacionaliza-lo, bem como gerenciar os tratamentos como um todo inclui Araçatuba dentre os polos avançados de tratamento de câncer”, define Augusto Alves Cunha, médico responsável pela Unidade.

O Serviço também possui um Computed Radiography (CR) “que garante imagens com melhores definições para um adequado controle de posicionamento que resulta em melhor qualidade de tratamento quando somado aos equipamentos de imobilização como, por exemplo: Vack-lock, suportes de pernas, pés, calcanhares, máscaras termoplásticas moldáveis, e rampas de mama”, explica o fisioterapeuta Caio Marcelo Jorge.

A Unidade de Radioterapia também contará com a avançada Braquiterapia ginecológica (Gammamed – Varian), que viabiliza o tratamento padrão de parte das neoplasias de colo uterino com finalidade curativa pós Teleterapia e como auxiliar de grande parte dos tumores malignos de corpo uterino, em especial, adenocarcinomas de endométrio.

Segunda maior causa de morte no Brasil, o câncer deverá atingir a condição de maior causador de mores em 2020.  Dentre os pacientes oncológicos, 55% submeter-se-ão a cirurgia oncológica, 70% realizarão Quimioterapia e 65% deverão ser tratados com Radioterapia, destacando, assim a importância de um cento oncológico capaz de integrar essas três modalidades de tratamento.

Responsável pela Oncologia Clínica da Santa de Casa de Araçatuba, o médico Paulo Eduardo de Souza afirma que a demanda por tratamento de câncer em Araçatuba é de 500 pacientes. Mas adianta que com o funcionamento da Unidade de Radioterapia, este número deverá dobrar em dois anos. “Por isto já estamos preparando estudos para novos avanços, como por exemplo, pleitear para Santa Casa de Araçatuba o serviço de transplante de medula óssea”, afirma o médico.