25/11/2017 - Novembro Azul: Santa Casa faz rastreamento em 280 homens

A quarta edição do “ A Santa Casa Vai Te Dar Um Toque", realizada na manhã deste sábado (25/11) , foi um sucesso. Um total de 280 homens com mais de 50 anos participaram do evento realizado pela Santa Casa de Araçatuba como parte de ações educativas e preventivas ao câncer de próstata.O evento foi patrocinado pelo Plano Santa Casa Saúde de Araçatuba.

Uma equipe formada por aproximadamente 30 profissionais dentre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, atendentes administrativos e funcionárias do setor de nutrição participaram da realização do evento.Os participantes passaram por coleta de sangue para exame do PSA (Prova do Antígeno Prostático) e exames de toque retal realizados pelos radio-oncologistas Caio Marcelo Jorge e Alerson Molotosvichi, e o urologista Fábio Navarro.

Foram realizadas palestras ministradas pelo radio-oncologista Caio Marcelo Jorge e pelo oncologista clínico Bruno Kersten.
O prefeito Dilador Borges foi convidado para conhecer o evento e em seu discurso elogiou a iniciativa da direção da Santa Casa de Araçatuba; a participação dos médicos e pessoal de enfermagem; e a conscientização de “uma quantidade tão expressiva de homens interessados em cuidar da saúde" .

Os resultados dos exames serão liberados a partir de 27 dezembro. Os pacientes que apresentarem alteração no exame de PSA e/ou que tenham sido encontrados nódulos palpáveis durante o toque retal, serão encaminhados pela própria Santa Casa de Araçatuba para realização de toque retal para os que fizeram somente o PSA, e biópsias para os casos necessários. Casos comprovados de câncer serão agendados para tratamento no CTO.

Nos eventos realizados em 2014, 2015 e 2016 um total de 30 pacientes foram encaminhados para realização de biópsias. Desse total foram confirmados 3 casos de câncer de próstata e 1 caso de prostite. Os pacientes estão em tratamento no CTO e no Serviço de Radioterapia da Santa Casa de Araçatuba.