09/08/2020 12:30:41 - Números do primeiro semestre consolidam vocação da Santa Casa de Araçatuba de hospital regional de alta complexidade

Números do primeiro semestre  consolidam vocação da  Santa Casa  de Araçatuba de hospital regional de alta complexidade e  com  versatilidade para enfrentar intercorrências coletivas

Cumprindo seu dever em relação à transparência sobre os recursos públicos e privados repassados à Santa Casa de Araçatuba, a diretoria da instituição elaborou prestação de contas e de movimento financeiro referentes ao primeiro semestre de 2020. Neste período, o hospital realizou de janeiro a junho 277.527 procedimentos médico-hospitalares, com média mensal de 46.254 procedimentos prestados.

Com percentuais que variam de 35% a 47%, Araçatuba lidera as demandas aos principais serviços, como por exemplo, Urgência e Emergência, Internações, Medicina Diagnóstica e Ambulatório de Especialidades. O percentual restante, em torno de 53%, corresponde a atendimentos prestados aos demais 39 municípios que integram a área de atuação do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba (DRS II). Fator que consolida a vocação da Santa Casa de Araçatuba à condição de hospital regional de alta complexidade.

O hospital também consolidou a certeza de possuir estrutura e recursos humanos preparados e versáteis necessários para enfrentar intercorrência coletiva. Na primeira quinzena do mês de março, poucos dias após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado o novo coronavírus como uma pandemia global, a Santa Casa de Araçatuba atendeu os dois primeiros casos suspeitos de contaminação importada e rapidamente criou a estrutura de enfrentamento preconizada pelo Ministério da Saúde para acolher e tratar pacientes em casos suspeitos e confirmados de contaminações, que a partir de 20 de março passaram a ser comunitárias.

Através do Comitê Covid-19 formado pela administração, direção técnica, direção clínica, médicos das especialidades envolvidas no tratamento da covid-19, enfermeiros, profissionais multidisciplinares e gestores dos vários setores de apoio, os fluxos do complexo hospitalar passaram por reengenharia anticovid para assegurar qualidade de atendimento e trabalho, e a estrutura necessária à demanda dos vários ciclos e pico previstos.

Em um período de 30 dias, o hospital atendeu pacientes relacionados ao novo coronavírus com recursos próprios: de leitos a medicações e respiradores, passando por equipamentos de proteção individual às equipes que atuam nas linhas de frente e de todo o complexo hospitalar, e estrutura para exames necessários para o fechamento de diagnósticos e monitoramento dos pacientes.

O enfrentamento ao coronavírus começou com seis leitos de Isolamento e parte de leitos da UTI Geral, que em ambos os casos ainda não eram oficialmente credenciados. O trabalho de gestão do corpo diretivo e o respaldo da direção técnica do Departamento Regional de Saúde resultaram no estabelecimento de uma estrutura específica para atendimento dos pacientes relacionados ao vírus: 95 leitos, sendo 70 em isolamentos e 25 em UTI exclusiva.

O avanço da estrutura foi possibilitado pela união da comunidade e instituições governamentais e não governamentais que apoiaram a Santa Casa de Araçatuba através de doações e repasses financeiros, equipamentos e insumos diversos. Os aportes aliviaram as finanças da instituição que, nos meses de janeiro e fevereiro, já registrava os primeiros resultados positivos decorrentes do programa de sustentabilidade financeira que foi iniciado pela diretoria e administração do hospital em janeiro de 2019, fechando o semestre com R$ 5.950.921,39 de superávit acumulado.

Neste primeiro semestre, a direção e administração da Santa Casa de Araçatuba deram prosseguimento a um programa de ampliações, reformas e revitalizações para melhoria do complexo hospitalar. O cronograma abrange 15 obras que totalizam mais de R$ 8 milhões em investimentos efetuados com aportes governamentais, empresariais e próprios.

Click no link abaixo e confira a prestação de contas.  Compartilhe este material com as autoridades, representantes da saúde, imprensa e formadores de opinião de Araçatuba e das demais 39 cidades para as quais o hospital é referência de alta complexidade. A visibilidade ajudará a Santa Casa de Araçatuba a consolidar-se também no quesito transparência.