17/11/2010 - Obras de arte humanizam ambiente hospitalar

Quem vai pegar o elevador na Santa Casa de Araçatuba não deixa passar despercebido uma bela obra de arte: um quadro de Gary Cambell. Repleto de cores, a obra faz com a espera pelo elevador se torne mais rápida.

Além do quadro de Cambell, o hospital possui outras belas obras de arte. Há quadros na Administração, nas portarias, nas salas de esperas, entre outros setores.

Segundo a administradora do hospital, Célia Trindade, a humanização é uma das metas do hospital e, melhorar o ambiente para o bem estar dos pacientes é fundamental. Ela explica que os quadros são utilizados na decoração de maneira moderada em respeito às normas técnicas. “O hospital fica mais confortável e aconchegante para os pacientes”.

A maioria das obras foram feitas por Luciano Gandra, escriturário da Hematologia. O artista iniciou sua carreira no hospital na função de guarda mirim há dez anos.

Desde os sete anos de idade Granda já se interessava por desenho e pintura. Ainda na escola venceu um concurso de arte e ganhou uma bolsa de estudos para fazer um curso de pintura com a artista plástica Renata Madeira.

O colaborador conta que sua paixão pela arte sempre foi conhecida por todos e, por conta disso, a Administração da Santa Casa o convidou para pintar telas para embelezar o ambiente.

“O belo, na verdade, traz paz e tranquilidade. É muito gratificante ver minhas criações aqui [Santa Casa]. É como se minha alma estive pelos corredores. Cada pintura é uma coisa nova, uma emoção nova, a busca de uma nova perfeição”.

Gislaine Bianchi, arquiteta do hospital, afirma que os quadros por possuírem o uso das cores, ajudam a deixar o hospital mais agradável. “As pinturas distraem os pacientes e, conseqüente, isso diminui o estresse que o ambiente hospitalar causa”.

Zuleica Bidito veio com a família fazer exames e suas filhas ficaram encantadas com o quadro que fica próximo ao elevador. “Muda o ambiente. Fica muito bonito. Parece até que a gente se recupera mais rápido”.