04/05/2016 - Órgãos captados em paciente de 43 anos, já foram transplantados

Já foi transplantado em paciente de Campinas, o fígado captado em uma paciente de 43 anos que teve morte encefálica confirmada na Santa Casa de Araçatuba. Seus rins, também captados durante o mesmo procedimento, também estão implantados em paciente de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

As captações foram realizadas na madrugada de domingo (1/5) por equipes do Hospital da Unicamp, Banco de Ossos de Marília, e da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes da Santa Casa de Araçatuba (CIHT). Foi a oitava captação ocorrida este ano na Santa Casa de Araçatuba.

A paciente, I.A.S, residia em Araçatuba e sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH). Foi internada na Santa Casa, mas não resistiu à gravidade do quadro clinico. A morte encefálica foi constatada na manhã de 30 de abril após a realização de todos os exames constantes de protocolo especifico da CIHT. Os filhos da paciente concordaram em doar todos os órgãos.

Além do fígado e rins, a paciente também se tornou doadora de ossos, captados pelo Banco de Ossos de Marília e das córneas, captadas pelo enfermeiro Matheus Tonons (CIHT) que foram encaminhadas ao Banco de Olhos do Hospital de Base de São José do Rio Preto.