02/02/2009 - Pacientes recebem em média 500 visitas/dia

A presença de familiares e amigos é um importante aliado das terapias médicas aplicadas em pacientes internados. Por isso, a Santa Casa de Araçatuba mantém várias formas de visitação para facilitar esse contato.

Pacientes menores de 18 anos e os maiores de 60 anos, por exemplo, têm direito a acompanhamento durante o período de internação. O acompanhamento poderá ser feito por um familiar ou responsável indicado pela família ou pelo paciente.

O hospital também mantém um programa com cinco faixas horárias destinadas à visitação dos pacientes (ver abaixo). Os horários foram estabelecidos com o cuidado de garantir mais comodidade e o repouso necessário ao paciente internado e às rotinas dos médicos e equipe de enfermagem.

A movimentação diária nas faixas horárias abertas à visitação indica o quanto familiares e amigos valorizam esses momentos.  Estatística elaborada pelo Serviço de Segurança e Apoio indica que no período outubro/dezembro de 2008, 27.551 pessoas visitaram parentes ou conhecidos internados pelo Sistema Único de Saúde.

De acordo com a totalização, outubro foi o mês que registrou a maior quantidade de visitantes: 9.773 pessoas, seguido de novembro (9.586) e dezembro (8.192). A média/dia visitantes SUS é de 260 pessoas. Cada paciente têm direito a duas visitas por faixa horária, sem revezamento de pessoas.Porém o total de visitas ultrapassa 500 pessoas/dia, consideram-se as médias de visitações aos pacientes de convênios privados e particulares, que recebem aproximadamente 240 visitações/dia.

A intensa movimentação é organizada pelos integrantes do Serviço de Segurança e Apoio, órgão responsável pela distribuição dos crachás e organização da entrada e saída dos visitantes. O responsável pelo setor, Carlos Roberto Geralducci, explica a entrega dos crachás aos visitantes, obedece à escolha prévia dos familiares.

“Normalmente, as famílias já chegam aqui definidas sobre quais pessoas terão direito ao crachá”, explica Geralducci.

Além desse procedimento prévio, a observação de algumas regras facilita o acesso do visitante, garante a tranqüilidade do paciente e assegura o cumprimento de regras internas do hospital. A saber:

1-Evite chegar muito tempo antes do horário das visitas. Os crachás são entregues somente a 20 minutos do inicio de cada período de visitação.

2- Menores de 12 anos não têm acesso às alas de internação.

3- Não é permitida a entrada de visitantes homens com camisetas cavadas, sem manga, shorts, bermudas e chinelos. As mulheres devem também estar adequadamente vestidas.

4- Antes de entrar no quarto do pacientes, lave as mãos nos vários lavabos instalados em todos os corredores do hospital. É aconselhável repetir a higienização, após a visita. Esta simples medida ajuda muito na prevenção da infecção hospitalar.

5- Se gripado ou com alguma lesão na pele, é melhor não visitar pacientes. Os acamados são mais vulneráveis que as pessoas com saúde. Por isso é bom evitar que eles se exponham a mais uma doença.

6- Não sente na cama do paciente.

7- Proibido fumar em todo o interior do hospital.

8- A Santa Casa de Araçatuba não impede a entrada de alimentos. Porém a Direção Clinica lembra, que todos os pacientes recebem quatro refeições diárias e que obedecem à prescrição médica. Além disso, restos de alimentos no quarto podem contribuir para atrair insetos e roedores. Caso a família decida levar alimentos, consulte antes o setor de enfermagem para saber quais alimentos estão incluídos na dieta do paciente.

9- Evite aglomerações em torno do paciente. Não fale alto. Mantenha o telefone celular no vibracall.

Horários de Visitas

Centro Obstétrico
Das 8h00 às 8h30
Das 14h00 às 14h30