21/03/2022 10:24:49 - Palavra do Provedor: Os 95 anos da Santa Casa de Araçatuba

Bom dia a todos!

Peço uma salva de palmas a essa GIGANTE, que aniversariou ontem.

Obrigado!

Em 1927, Araçatuba tinha apenas 19 anos quando o então Hospital Sagrado Coração de Jesus foi fundado. A jovem cidade tinha em torno de 15 mil habitantes, mas já sentia a necessidade de um hospital para cuidar de seus moradores.

Decorridos 95 anos, Araçatuba hoje com 113 anos é referência em todo o país por seu potencial no  setor agronegócio, como metrópole atrativa aos grandes investimentos, e sinônimo de qualidade de vida para os seus quase 200 mil habitantes.

O Hospital Sagrado Coração Jesus também mudou de status nessas nove décadas e meia. Transformou-se em referência de atendimentos especializados para 40 cidades da região que reúnem mais de 800 mil habitantes.

A trajetória e avanços da Santa Casa de Araçatuba se confundem com a própria história da cidade.

Por tudo isso, esta manhã em que celebramos os 95 anos da instituição, representa um momento histórico para mim Petrônio Pereira Lima, para o José Wagner Trivelatto, o Antônio Carlos Mullon, o Nelson Gratão,  o José Vitoriano de Andrade Filho e os suplentes Itael Leopassi e  Pedro Luiz Parra Petenati, que assumimos a direção do hospital com a proposta de implantar um sistema de gestão voltado à ampliação da estrutura que o hospital precisa nesse momento e para atender as demandas de décadas futuras.

Uma responsabilidade gigantesca! Mas não é diferente daquela que em 20 março de 1927 motivou o grupo de abnegados da comunidade portuguesa radicada em Araçatuba, fundar, sob a liderança do pioneiro José Cardoso da Silva o primeiro provedor, o Hospital Sagrado Coração de Jesus.

Nossa responsabilidade e os desafios que teremos que vencer, também não são diferentes dos 21 provedores que nos antecederam, dentre os quais, o querido irmão dr. Jaime Monçalvarga que se faz presente nesta solenidade.

Cada um deles escreveu uma parte da história de conquistas e avanços que hoje celebramos.

Sem essas pessoas não estaríamos comemorando os 95 anos de história:

JOSÉ CARDOSO DA SILVA

JAIME MONÇALVARGA

CARLOS JOAQUIM RODRIGUES

CLAUDIONOR AGUIAR TEIXEIRA

A responsabilidade e o comprometimento da nossa diretoria, do Conselho Administrativo, do Conselho Fiscal e da equipe médica dentre os quais, o decano Célio Mori, na pessoa do qual cumprimento o corpo clinico atual e todos os demais que em 95 anos de existência da Santa Casa de Araçatuba garantiram aos milhões de pacientes que por aqui passaram.

Nossa dedicação à instituição não será menos intenso em relação aos 1.655 colaboradores da Santa Casa, aos quais cumprimentamos e agradecemos na pessoa da auxiliar do Banco de Sangue Neuza Rodrigues Lopes, a Neusinha, que atua há 60 anos neste hospital, quase como um sacerdócio, e através da enfermeira Ana Paula representante dos funcionários no Conselho Administrativo.

A nossa aniversariante agora é uma senhora de 95 anos emitindo sinais visíveis de que tem folego e potencial para outros 95 anos. É uma instituição viva... Gigantesca, condição que tivemos a oportunidade de comprovar com as inúmeras manifestações de apoio que estamos recebendo.

Apoios que motivam  que vieram do diretor técnico do Departamento Regional de Saúde, Rachides de Castro Júnior; da secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente; do presidente da Câmara de Vereadores, dr. Alceu Batista; do prefeito Dilador Borges Damasceno.

Precisaremos:

Melhorar o custeio para fazer face aos 13 milhões que o hospital custa por mês.

Mais equipamentos para atingir o grau de excelência em todas as especialidades.

Aumentar a quantidade de leitos pois os atuais 390 entre convencionais e intensivos não são suficientes para atender a  demanda que não para crescer.

Por fim: Precisamos também dar transparência às nossas ações.

Por tudo isso, senhor prefeito, precisaremos de sua liderança politica junto aos 39 prefeitos dos municipais para os quais a Santa Casa de Araçatuba é referência de atendimento de alta complexidade, para mobiliza-los em apoio à essa instituição.

Sua reconhecida força política junto governo do Estado de São Paulo será imprescindível para alavancarmos as metas que temos para curto, médio e longo prazos.

Vamos precisar  igualmente do apoio da Câmara de Vereadores, do Poder  Judiciário, das policias  Civil, Militar, dos Bombeiros. Da Guarda Municipal, dos  Clubes de Serviço, das Organizações não Governamentais, dos grupos de, enfim dos moradores de Araçatuba e região.

E quanto a vocês caros:

Médicos integrantes do corpo clínico composto por 356 médicos; hoje,

Os  integrantes de equipes de enfermagem e das equipes multidisciplinares,

Colaboradores  de todos departamentos e serviços diretos e terceirizados que atuam em todo o complexo hospitalar,

Agradecemos o trabalho realizado, certos de que seguirão comprometidos com principal compromisso e essência da Santa Casa de Araçatuba:  priorizar o paciente e a vida das pessoas.

Hoje é dia de comemoração, de gratidão e de reafirmar que os desafios que a Santa Casa de Araçatuba enfrenta diariamente é grande, mas não maior que a determinação de sua diretoria, do Conselho Administrativo, do Conselho Fiscal, do corpo clinico e dos colaboradores.

Parabéns a todos!

Muito Obrigado