28/10/2010 - Palestra aborda resgate e emergência

“Resgate e Emergência” foi o tema da palestra deste mês, promovida pela Divisão de Enfermagem da Santa Casa de Araçatuba. Alaidivino Pereira (sargento) e Nilton César Zacarias Pereira (capitão), do Corpo de Bombeiros de Birigui, falaram sobre a importância dos primeiros socorros para o salvamento de vidas. O evento aconteceu hoje (28/10), às 15h no auditório do hospital.

Pereira destacou quais são as principais qualidades de um socorrista e falou sobre os passos básicos do processo de atendimento à emergência.

“Antes de tudo, uma pessoa que presta socorro deve ser imparcial. Ou seja, todas as vítimas são importantes: o negro, o pobre, o rico, o criminoso. Nos dedicamos igualmente a todos”.

O sargento explicou a importância da avaliação do local do trauma. “Cerca ocasião um rapaz arrancou um tronco de  um coqueiro com o peito durante um acidente. Como ele estava lúcido, não queria ir para o hospital. Eu insisti e o levei e, no mesmo dia, o jovem faleceu. Isso mostra a importância da observação do cenário para avaliação da gravidade do caso que, nem sempre é evidente”.

No segundo momento da palestra, o capitão Nilton explicou a estrutura e a atuação do Corpo de Bombeiros, destacando que é ênfase da corporação é o salvamento. Também trouxe para o público o histórico da atividade.

“Nossa atuação, de certa forma, está ligada aos profissionais da saúde, por isso acho fundamental a aproximação das entidades que prestam serviços públicos. Neste sentido, espaços com este, são essências para melhorar o serviço prestado à população”.

No final do evento, os bombeiros fizeram demonstrações de manobras de salvamento. Após isso, o público confraternizou- se num saudável coffe break.