27/08/2010 - Pastoral leva conforto espiritual a pacientes da Santa Casa

Desde 1997, a Santa Casa de Araçatuba mantém dentro das suas instalações um espaço reservado para a Pastoral da Saúde. A ação possui um forte compromisso com a promoção, preservação e defesa da vida, tornando presente no mundo da saúde a ação libertadora de Jesus. O objetivo central é cuidar das pessoas doentes e incentivar as saudáveis a zelarem pela própria saúde.

Em 2005, a Pastoral da Saúde da Santa Casa passou por uma reestruturação, com a chegada da irmã Viviane Bernardes. A partir deste período, como coordenadora, a irmã passou a reorganizar o trabalho dos voluntários, que eram enviados pelas paróquias e também começou a documentar o resultado das ações desempenhadas.

Atualmente, sãos 40 agentes que revezam as ações evangelísticas: freiras, padres, membros da igreja católica e pastores evangélicos auxiliam no atendimento espiritual dos pacientes. Em sua maioria, os voluntários são católicos atuantes dentro de suas comunidades.

Cerca de 2.000 pessoas são atendidas por bimestre, sendo aproximadamente 80 pessoas por dia. Durante as visitas os voluntários oram, conversam e detectam necessidades para supri-las, sejam sociais ou espirituais. Quando necessário, a Pastoral doa materiais de higiene pessoal, enxovais de bebês, fraudas geriátricas, entre outros itens necessários para atender os mais necessitados.

Para a Administração do hospital, o trabalho é fundamental, pois oferece conforto espiritual e mais segurança para os pacientes. O hospital acredita que, por conta disso, os pacientes se recuperam mais rápido.

Irmã Viviane: uma enfermeira espiritual

Irmã Viviane, coordenadora da Pastoral na Santa Casa, nasceu em berço católico. Ao completar 10 anos de idade sentiu seu coração queimar com um chamado: servir a Jesus de maneira integral. Desde então, a jovem menina aguardou ansiosamente a chegada dos seus 21 anos, para entrar para um convento. Após oito anos de estudos realizou seu sonho de menina: ser freira

Irmã Viviane sempre inquietou-se com as dores do próximo. Tais sentimentos fizeram com que ela se interessasse pela área da saúde: cursou Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, não satisfeita, acabou entrando para a faculdade de Enfermagem, formando-se aos 45 anos de idade.

Neste meio tempo, atou em diversos hospitais, passando pelos mais variados setores. Quando fez 30 anos de serviço decidiu se dedicar integralmente ao trabalho pastoral. Em 2005, foi para Roma e ficou nove meses estudando espiritualidade. Ao voltar para o Brasil começou sua passagem pela Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba, atuando como enfermeira. Dois meses após sua chegada recebeu um chamado celestial para ser uma enfermeira espiritual.

Serviço- Os interessados em receber o atendimento espiritual, devem entrar em contato com a irmã Viviane, de segunda à sexta, das 8h às 17h. Mais informações pelo (18) 3607-3020.