A Santa Casa de Araçatuba, por intermédio do seu Grupo de Trabalho e Humanização (GTH), conseguiu arrecadar 12 televisores para o hospital. Foram beneficiados os setores de pediatria, isolamento e a recepção do centro cirúrgico. Os aparelhos foram custeados pelos fornecedores do hospital.
Segundo Adriana Peres dos Santos, coordenadora do GTH, a mobilização para que o grupo conseguisse os aparelhos partiu de um pedido da equipe de enfermagem da pediatria, pois somente alguns leitos tinham televisão. Tal situação gerava desconforto, pois dependendo do tempo da internação, os acompanhantes chegavam a trazer aparelhos de casa. Agora, todos os leitos da pediatria terão televisores.
Silvana Midori Kawano, avó de Marcos Angelino Kawano dos Santos, 8 anos, interno da pediatria, afirma que a TV é muito importante, pois distrai as crianças, fazendo com que o tempo passe mais rápido
Isolamento e Recepção
Como a pediatria precisava de cinco aparelhos, os televisores remanescentes da doação serão instalados no setor de isolamento- cinco quartos ganharão aparelhos - e a recepção do centro cirúrgico terá direito a um aparelho. Segundo Adriana, o GTH está avaliando de acordo com os critérios de humanização, para onde irá o televisor que restou. “Primamos pelo isolamento para amenizar a solidão dos pacientes. Já a TV do centro cirúrgico servirá para entreter os acompanhantes que aguardam notícias dos internos”.