27/10/2017 - Prefeito de Santópolis anuncia parceria com o CTO de Araçatuba

O prefeito de Santópolis do Aguapeí, Haroldo Alves Pio (PV) oficializou nesta quinta-feira (26/10) o compromisso de tornar sua cidade parceira do Centro de Tratamento Oncológico da Santa Casa de Araçatuba (CTO). Pio pretende convidar representantes da sociedade civil de Santópolis, para organizar um evento, possivelmente um leilão de gado, com renda totalmente revertida ao CTO. “É aqui que a população da minha cidade é atendida, aliás muito bem atendida. As referências que recebemos, por exemplo, dos pacientes com câncer que estão em tratamento no CTO de Araçatuba, são as melhores possíveis. Nada mais justo, portanto, que Santópolis do Aguapeí ajude essa instituição”, explicou Pio.

O compromisso de parceria em promoções a serem realizadas em Santópolis do Aguapeí é a primeira resposta a ofícios que a direção da Santa Casa de Araçatuba enviou aos prefeitos dos 40 municípios da região, para os quais o hospital é referência para tratamento de câncer e de 12 outras especialidades de alta complexidade. Na correspondência, a direção da Santa Casa de Araçatuba informou que necessita de ajuda extra dos municípios para garantir qualidade dos atendimentos de uma demanda que não para de crescer. Por isso está aberta a promoções como leilões de gado, rodeios, almoços e demais eventos de todos os portes.

O tratamento oncológico é uma das demandas crescentes no hospital. De acordo com Cristiane Santos e Vanderléia Soares Galindo, que participaram da reunião representando o Departamento Regional de Saúde de Araçatuba (DRS II), em média são 100 novos pacientes por mês, direcionados para o CTO de Araçatuba. O Centro possui estrutura oncológica completa: do diagnóstico à cirurgia por equipe de cirurgiões especializados em procedimentos oncológicos; passando por tratamentos quimioterápicos, radioterápicos e hormonais.
“Essa estrutura completa que o CTO possui, traz segurança para nós prefeitos, pois sabemos que aqui, os pacientes terão qualidade no tratamento, sem precisar viajar para lugares mais distantes. A proximidade de Araçatuba de todos os municípios da região humaniza o tratamento dos pacientes com câncer”, define o prefeito de Santópolis do Aguapeí.

Tomógrafo

As parcerias com os municípios atendidos pelo Centro de Tratamento Oncológico de Araçatuba vão possibilitar que a Santa Casa de Araçatuba consolide avanços impossíveis de serem obtidos com custeio mensal.  O oncologista clínico Paulo Eduardo de Souza, coordenador do CTO, informou durante a reunião, que a compra de um tomógrafo para uso exclusivo dos pacientes oncológicos é uma das prioridades. O hospital possui apenas um para atender a todas as demandas.  “Um tomógrafo para o CTO, é fundamental para monitoramos os pacientes nas várias etapas do tratamento. Através desse exame, os médicos têm informações exatas para a continuidade do tratamento, mudança de conduta ou definir uma nova cirurgia, em caso progressão do quadro. A rapidez é uma forte aliada no tratamento de um paciente com câncer”, explicou Souza.

O aparelho custa em torno de R$ 1 milhão, “quantia que o hospital não tem para investir, nesse momento”, afirmou o secretário da Santa Casa de Araçatuba, Claudionor Aguiar Teixeira, ao informar que o custo mensal do hospital é de R$ 10 milhões. “Porém se todos os municípios que integram nossa área de cobertura somarem conosco, a exemplo do que o prefeito de Santópolis do Aguapeí e os vereadores estão fazendo hoje,  poderemos comprar esse equipamento e outras tecnologias necessárias ao avanço dos tratamentos que oferecemos”.

Comitiva
O prefeito de Santópolis do Aguapeí esteve na Santa Casa de Araçatuba acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Olívio de Carvalho(PV); os vereadores Marcos Willian Flauzino(DEM) e Eder Socorro dos Santos (DEM); a secretária municipal de Saúde, Cida Soares e os comerciantes Cleber Henrique e Valdecir Fernandes Teixeira.