Notícias


06/12/2016 - Regulação Ambulatorial fêz a fila por consultas andar

O serviço funciona como porta de entrada de pacientes que precisam de avaliação clínica por especialistas que dificilmente são disponibilizados pelas unidades municipais. Mais do que isto: uma ampla estrutura para realização de exames para diagnóstico e cirurgias, se necessário.  Todos estes fluxos são agendados e monitorados pela Central de Regulação.
 
Criada há dois anos pelo hospital, a Central de Regulação respalda as necessidades ambulatoriais e cirúrgicas dos pacientes que entram no hospital via Cross/Urgência e Emergência, e operacionaliza as atividades do Ambulatório de Especialidades Médicas implantado em amplas e modernas instalações da Santa Casa.
 
No ano passado, o serviço de regulação registrou médias mensais de 1.500 consultas e 5.500 exames. O corpo clínico do Ambulatório de Especialidades Médicas é composto por 12 especialistas nas áreas de Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Cabeça e Pescoço, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia/Retina, Ortopedia (coluna, joelho, ombro, pé, quadril, e fixador/trauma; e oncologia (hematologia e pediatria).
 
Do total de consultas pactuadas com a DRS II, 60% são disponibilizadas para os municípios, incluindo Araçatuba. As demandas são encaminhadas pelas unidades às secretarias municipais de Saúde, que através de plataforma específica na internet, inscrevem os pacientes na agenda elaborada pela Central de Regulação e disponibilizada na rede com dois meses de antecedência. Os 40% restantes são utilizados para retornos e interconsultas de pacientes atendidos.
 
Instalada no subsolo da Santa Casa de Araçatuba, a Central de Regulação possui 15 funcionários, dentre enfermeira e assistentes administrativos. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7hs às 17h30.
 
Compartilhe: