17/07/2022 13:20:15 - Rins de paciente de 70 anos, com morte cerebral por traumatismo craniano, são captados na Santa Casa de Araçatuba

Os rins de um homem de 70 anos, da cidade de Glicério foram captados ontem (16/7) na Santa Casa de Araçatuba, por equipe do Hospital de Base de Rio Preto.

A captação, autorizada pela família, foi a quinta realizada este ano no hospital.

O paciente foi internado na Santa Casa de Araçatuba no dia 13 em quadro clínico grave decorrente de traumatismo craniano. O protocolo para investigação de morte encefálica foi concluído na sexta-feira.

De acordo com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Araçatuba, demais órgãos não foram coletados no paciente por fatores de incompatibilidade.

Os rins foram disponibilizados à Central Nacional de Transplantes que faz a localização do receptor da fila de espera, considerando a compatibilidade com o doador, dentre outros critérios.