- SUS deve oferecer novo tratamento contra hepatite C neste ano

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta semana, o registro de um novo medicamento para o tratamento da hepatite C crônica, o simeprevir.

O novo remédio se junta ao daclatasvir, aprovado em janeiro deste ano, e ao sofosbuvir, ainda em análise. Os três medicamentos vão compor o mais novo e eficiente tratamento contra a hepatite C disponível no mundo. A expectativa é que o tratamento com esses medicamentos seja incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) ainda neste ano.

De acordo com o coordenador de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Marcelo Naveira, os novos remédios vão facilitar a realização do tratamento."Atualmente, o tratamento da hepatite C é realizado num período entre 48 a 52 semanas. Com os novos medicamentos, existe a possibilidade de tratar os pacientes em 12 semanas, a presença de eventos adversos é quase mínima, a gente passaria para dois comprimidos diários em 12 semanas", explica.

O coordenador fala, ainda, que o novo tratamento vai permitir tanto aumentar o índice de cura dos pacientes quanto ampliar o número de beneficiários. “O tratamento atual apresenta em torno de 40 a 60% de cura e os novos medicamentos apresentam em torno de 90%, até mesmo 100%. Com os novos medicamentos, as interações medicamentosas são menores e a comodidade posológica facilitaria e muito o tratamento daqueles pacientes que já fazem o uso de outra medicação pra tratar uma doença crônica, por exemplo, o HIV. Com o novo tratamento, a gente também espera que, com o mesmo valor dispensado para um tratamento atualmente, a gente possa ampliar pra duas a três pessoas sendo tratadas", ressalta.

A expectativa do Ministério da Saúde é que o novo tratamento para hepatite C beneficie 60 mil pacientes do SUS nos próximos dois anos.