29/06/2015 - Santa Casa realiza quinta coleta de órgão,do ano

O fígado, os rins, as córneas e os ossos de uma paciente de 63 anos que teve morte encefálica diagnosticada na noite de sexta-feira, foram coletados nesta madrugada na Santa Casa de Araçatuba. Foi a quinta doação de órgãos registrada neste ano pelo hospital, que é referência na região, neste procedimento.

A captação ocorre uma semana após, a família de um paciente de 31 anos, que residia em Santo Antônio do Aracanguá, ter doado seus órgãos, após constatação de morte encefálica. A paciente doadora desta madrugada, também residia em Aracanguá. Ela deu entrada no hospital no dia 25 vitima por Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH). Após a constatação da morte encefálica, por exames previstos por protocolo especifico, sob acompanhamento da Comissão Intra-hospitalar de Transplantes, da Santa Casa de Araçatuba, seus familiares concordaram em doar os órgãos.

A Central Nacional de Transplantes (CNT) foi informada e enviou à Araçatuba equipes do Hospital Albert Einstein, que veio em voo fretado e sob a coordenação do cirurgião Douglas Bastos, coletou o fígado que nesta mesma madrugada seria transplantado em paciente que estava na fila da CNT; do Hospital de Base de São José do Rio Preto, que esteve representado por equipe chegiada pelo cirurgião Luiz Francisco de Arruda para captou os rins e as córneas para analise de fatores biológicos e colocado à disposição da CNT; e equipe do Banco de Ossos de Marilia,sob coordenação do cirurgião, Regis Silveira Teixeira  que captou os tecidos ósseos. As córneas foram retiradas pelo enfermeiro Matheus Araújo Tonon, integrante da Comissão Intra-hospitalar de Transplantes, da Santa Casa de Araçatuba.

Os procedimentos de coleta foram iniciados as 21 horas e concluídos as 2h desse domingo (28/6).