24/08/2011 - Santa Casa promove campanha de doação de medula óssea

O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue, pensando nisso, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) que atua na Santa Casa de Araçatuba, em parceria com o Hemocentro, realizou nesta manhã uma campanha de doação de medula óssea.

A campanha era voltada aos funcionários do Hospital e a todos acompanhantes e visitantes que quiseram participar. O objetivo era sensibilizar novos voluntários para a prática da solidariedade que pode salvar vidas.  A campanha aconteceu no núcleo de oncologia do Hospital, das 7h30 às 11h30 e contou com a participação de 56 voluntários. De acordo com a coordenadora do GTH, Adriana Peres a intenção é realizar uma nova campanha no início do mês de setembro: “A participação dos colaboradores da Santa Casa foi surpreendente, por isso, nós devemos realizar outra campanha no início do mês, pois muitos não tiveram a oportunidade de doar por conta do tempo”, disse.

Doação

A doação pode ser feita por qualquer pessoa que tenha entre 18 e 55 anos com boa saúde e sem antecedentes de câncer. Os possíveis doadores preencherão um formulário com dados pessoais e coletarão uma amostra de sangue com 10 ml para testes. Apenas se o doador for selecionado é que ocorrerá a coleta das células.

O objetivo é determinar as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o receptor, como explica a agente de captação de Doadores de Sangue Luciana Mantovani Machado: “Estas informações ficam armazenadas num banco de dados nacional, quando o paciente não encontra um doador na família acontece a busca no sistema, se houver alguém compatível, o receptor será convidado a fazer a doação”, explicou.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doação de medula óssea pode ser realizada em pacientes com doenças do sangue como a Anemia Aplástica Grave, Mielodisplasias e em alguns tipos de leucemias, como a Leucemia Mielóide Aguda, Leucemia Mielóide Crônica, Leucemia Linfóide Aguda.

Procedimento

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte. A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo. É importante lembrar que um doador de medula óssea deve manter seu cadastro sempre atualizado caso haja alguma mudança de telefone ou endereço.