Pelo menos 800 colaboradores devem ser avaliados entre hoje e amanhã por um senso organizado pela Central de Nutrição da Santa Casa de Araçatuba. No evento que faz parte do Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto, os colaboradores têm peso e altura aferidos. Com esses dados, a equipe de nutricionistas do hospital vai calcular o Índice de Massa Corporal dos avaliados para traçar um perfil sobre o perfil corpóreo dos colaboradores.
A avaliação começou hoje as 7h00 e vai até amanhã as 19h0. Participam três nutricionistas da Santa Casa e 3 estagiárias do curso de Nutrição da Unisalesiano. “Nossa meta é avaliar ao menos 800 colaboradores (de um total de 1.100)”, informa a nutricionista Brenda Martins Andriotti.
O senso está sendo realizado na entrada por onde os colaboradores marcam o ponto.Após a avaliação, o colaborador recebe um folheto com orientações sobre os dez passos da alimentação saudável. Além das dicas que incluem os alimentos mais saudáveis e conselhos para atividade física, o avaliado recebe uma maçã que simboliza um dos grupos de alimentos saudáveis.
10 passos
1- Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Coma-os 5 vezes ao dia
2- Coma feijão pelo menos 1 vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana.
3- Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carne com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo 1 vez por semana.
4- Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa.
5- Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule as refeições.
6- Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no0 máximo 2 vezes por semana.
7- Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário. A melhor bebida é a água.
8- Aprecie a sua refeição. Como devagar.
9- Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis.
10- Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividades físicas todos os dias. Caminhe no seu bairro. Não passe muitas horas assistindo TV.
IMC
Menor de 18,5 – Baixo peso
De 18,5 a 24,99: peso adequado
De 25 a 29,99: Alerta: sobrepeso
Maior que 30: Alerta: obesidade