02/09/2013 - Santa Casa realizará palestra sobre riscos biológicos
A prevenção dos riscos de contaminação por origens diversas, especialmente os agentes biológicos aos quais estão expostos profissionais e estudantes da área da saúde será o tema de mais uma palestra organizada pela Divisão de Enfermagem da Santa Casa de Araçatuba. O evento será realizado no dia 12 deste mês, as 15h00 no anfiteatro do hospital. Os palestrantes serão os enfermeiros Aline Campanha Viçoso e Vinícius Donatoni Agostinho.
O evento será aberto aos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam na Santa Casa e aos estudantes das mesmas funções. Os interessados devem confirmar participação até o dia 11, através do fone 3607-3104 ou através do email stadse@terra.com.br. A participação é gratuita.
As palestras abordarão a importância da utilização dos EPIs (equipamentos de proteção individual) e a adequação às precauções-padrão, entre outras orientações voltadas à prevenção de acidentes de trabalho com material biológico.
A palestra destina-se aos estudantes dos cursos técnicos e de graduação e aos profissionais da Enfermagem e das demais áreas da saúde. As inscrições são gratuitas.
Acidentes
Os serviços em hospitais expõem os profissionais a riscos químicos, físicos e biológicos. A prevenção, ainda é a melhor maneira de evitar que os acidentes aconteçam. O número de acidentes com material biológico entre os profissionais de saúde por falta de esclarecimento vem crescendo assustadoramente, no mundo.
Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que aproximadamente 3 milhões de acidentes são registrados por ano. É fundamental que o profissional da saúde conheça os padrões básicos de conduta frente aos acidentes com material biológico.
São considerados agentes de riscos biológicos todo micro-organismo (bactérias, fungos, vírus, parasitas, etc.) que ao invadirem o organismo humano causam algum tipo de patologia (tuberculose, AIDS, hepatites, tétano, micoses, etc.). Os agentes biológicos mais comuns são: vírus, bactérias, fungos, protozoários, parasitas, etc. Suas vias de contaminação são cutânea, digestiva, respiratória.