02/06/2009 - Santa Casa adota novo conceito de cozinha hospitalar

O conceito de que as refeições hospitalares são ralas e insossas está definitivamente fora da realidade. Principalmente em relação à Santa Casa de Araçatuba. Graças a investimentos aplicados na construção e equipamentação de uma moderna central de nutrição e dietética e na qualificação da equipe que atua no setor, o hospital adotou conceitos de hotelaria e passou a oferecer pratos mais saborosos, nutritivos e com aparência mais sofisticada para os clientes e acompanhantes.

Diariamente, a Central de Nutrição e Dietética produz em média 1.300 refeições (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) balanceadas para cada tipo de patologia. Por isso, a atividade do nutricionista é fundamental. Cabe ao profissional renovar semanalmente o cardápio das refeições principais (almoço e jantar), sobremesas, desjejuns e ceias.

O cardápio diário das principais refeições servidas pelo hospital é basicamente composto por: arroz, feijão, salada (legumes crus, cozidos e verduras) e carne (frango, peixe e carne vermelha). As refeições principais são montadas através de um cardápio com 32 itens entre o tradicional arroz e feijão, saladas, pratos principais e guarnições. Nos fins de semana, o cardápio ganha o perfil do “almoço de domingo”: assados, massas, strognonoff e sobremesas especiais, como pudins e manjares.
No total, cada refeição para os clientes com dieta livre, não ultrapassa 500 calorias. Para os que necessitam de maior controle alimentar, cada refeição tem em média 350 calorias.  Essas refeições têm em comum o fato de serem preparadas com pouco óleo e sal; e recursos que potencializa esses itens, como as frituras, por exemplo.
Mas isso não significa comida sem gosto. Já que todas as dietas são pobres em sal, os profissionais da área de nutrição usam a criatividade para tornar as refeições mais saborosas. Um recurso infalível para despertar o sabor dos alimentos é a utilização de temperos naturais, como ervas alho e cebola”, informa Marcela S. Lima, nutricionista do Serviço de Nutrição e Dietética da Santa Casa de Araçatuba.

O Serviço conta com 37 profissionais, entre operacionais, administrativos e nutricionistas. A equipe atua em várias frentes de trabalho: Planejamento que realiza o abastecimento, a recepção e o armazenamento; Produção que engloba a cozinha dietética, a cozinha geral (que prepara refeições para funcionários que atuam em escalas especiais e abastecem as repartições com café e chá) Lactário (que prepara mamadeiras e refeições para a pediatria e berçário) e  Nutrição Enteral( que envasa alimentação liquida para clientes com necessidades especiais). Esses setores produzem aproximadamente 50 mil refeições/mês.
O preparo das refeições é precedido por uma série de procedimentos necessários à segurança alimentar.  O objetivo é garantir a qualidade dos alimentos, da compra até a distribuição das refeições.  As ações envolvem em outros setores do hospital, como a Divisão de Compras, por exemplo, que mantém rígido controle na qualificação dos fornecedores e da procedência dos itens que compõe o cardápio.
Ao todo são processados seis toneladas/mês de cereais, carnes, legumes e verduras. As compras são realizadas mensalmente com exeção de hortifruti e carnes, que são comprados por semana. As mercadorias são recebidas sob critérios técnicos e avaliações in-loco. Nas carnes e hortifrutigranjeiros, por exemplo, avalia-se a temperatura, textura, cor, sabor e odor.  Os produtos in natura são armazenados em câmaras frias e resfriadores. Os demais, em ambientes próprios.
Os alimentos são preparados com base nas normas Agência Nacional de Vigilância Sanitária: utilização de luvas, máscaras, toca e avaliação médica dos funcionários do Serviço a cada seis meses. Após o preparo dos alimentos, são retiradas amostras que são mantidas por até 72 horas, para analise microbiológica,se necessária.
As refeições são servidas em utensílios descartáveis. Já o preparo  das mamadeiras e da alimentação enteral e o retorno dos recipientes utilizados, obedecem sistema de barreira, que impede o cruzamento de equipamentos estéreis e os já utilizados.
Instalado no térreo da nova torre do hospital, o Serviço de Nutrição e Dietética está capacitado para preparar refeições para uma demanda de até 1000 pessoas/dia. Moderno, o prédio oferece a dinâmica necessária a todos os fluxos:do recebimento dos alimentos à distribuição das refeições nos 360 leitos e todas as alas de procedimentos.

Os equipamentos utilizados são de melhor qualidade, tornando o alimento com maior aproveitamento no sabor, na aparência e, claro, muito mais saudável.  Alguns possuem recursos tecnológicos e são utilizados na finalização dos pratos.

Lactário

O Lactário é responsável pela preparação de lácteos servidos na pediatria e berçários. E é supervisionado pela nutricionista Anna Glauce I. Manarelli. A unidade também envasa a alimentação enteral servida aos clientes com necessidades especiais. A produção diária é de aproximadamente 189 mamadeiras e 18 nutrições enterais, que resultam na média mensal de 6.220 atendimentos.

O setor utiliza tecnologia de ponta e cuidados especiais para preparar e distribuir os alimentos; descartar sobras e esterilizar recipientes utilizados.