07/07/2014 - Santa Casa avança e institui o Centro Integrado de Humanização

A direção da Santa Casa de Araçatuba  ampliou as funções  do Grupo de Trabalho e Humanização da Santa Casa de Araçatuba (GTH). Agora, o núcleo que atua na promoção da cultura de humanização, no ambiente hospitalar;e realiza ações para melhorar a qualidade e a eficácia  da atenção dispensada aos usuários do hospital, foi transformado em  Centro Integrado de Humanização (CIH).  Dentre as atribuições, o  núcleo já está  atuando com todos os colaboradores da Santa Casa, com objetivo de ampliar a qualidade do atendimentos  aos pacientes.

De acordo com  Fábio José Blaya Martinez, gerente administrativo da Santa Casa, “mais que uma tendência do ambiente hospitalar, saber tratar  bem o paciente é um diferencial; as instituições que insistirem  em identificar  o paciente como um número, não sobreviverão”.
Para atingir o grau de excelência em humanização o CIH tem realizado treinamentos e palestras com os colaboradores. Estas reuniões preconizam a melhora do atendimento humanizado e exercitam os colaboradores ao acolhimento, abordagem orientação e acompanhamento dos pacientes e seus cuidadores.

“Todos têm a ganhar com isso, especialmente os pacientes. Pela própria situação em que se encontra, o paciente é fragilizado, carente e cada detalhe da relação do profissional de saúde com ele é de extrema importância para sua recuperação. Está mais do que comprovado que o paciente sente mais confiante, mais envolvido, mais cuidado quando ele é visto e tratado com uma pessoa e não como uma senha ou um número”, define Blya.

De acordo com Nei Marinho, médico e diretor geral do Hospital São Paulo, o tratamento humanizado e personalizado têm impacto positivo sobre o quadro clínico do paciente, e colaboram para a  evolução satisfatória. O diretor deixa claro que “ as alterações emocionais também afetam o aspecto fisiológico”. Marinho lembra  a definição da palavra saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), como: o estado de completo bem estar físico, mental e social, cabe a nós profissionais da área contribuir para que esta condição seja atingida plenamente.

“Humanizar não diz respeito apenas ao trato do paciente. Refere-se também a todas as pessoas que entram em contato com ele: sejam médicos, enfermeiros, atendentes, nutricionistas, pessoal do corpo administrativo, enfim, todos que fazem parte da equipe do hospital. A humanização hospitalar é um trabalho fundamental e necessário”, finaliza o gerente administrativo da Santa Casa.