31/07/2021 14:36:27 - Santa Casa de Araçatuba encerra ciclo de orações com a certeza de objetivos atingidos

A direção da Santa Casa de Araçatuba encerrou na sexta-feira (30/7), o 2° Ciclo de Orações. O evento foi coordenado pela tesoureira Maria Ionice Zucon, que é ligada à Igreja Católica e presta apoio às atividades de capelania realizadas no hospital.

Ao todo foram realizadas dez celebrações ministradas pelos pastores  Rener Baptista, da Comunidade Cristã Nova Geração;  Charllie Vitoriano, da Igreja Internacional da Graça de Deus; Samuel Sousa, da Comunidade Cristã Casa do Pai; Esdras Santana, da Assembleia de Deus Ministério Madureira;  Sandra Helena, da Assembleia de Deus Ministério Madureira;  Luciano Meneguetti, da Igreja Amor e Cuidado; Nelson Dias dos Santos, da Congregação Cristã No Brasil;  Grupo de Oração Sarça Ardente, da Renovação Carismática;  William Leite, da Igreja Atos Comunidade Cristã;  Anderson dos Santos  e Allan Barbosa, da Igreja Universal do Reino de Deus.

Os alvos do ciclo foram o fortalecimento espiritual dos colaboradores principalmente dos que atuam nas linhas de frente de atendimentos aos vitimados pelo coronavírus; a renovação da fé dos pacientes internados e de seus familiares.

Porém, considerando a visibilidade proporcionada pelas transmissões ao vivo que a maioria das denominações realizaram através de suas redes sociais, milhares de pessoas foram alcançadas.

A média de visualizações em tempo real e pós celebrações foi de 600 pessoas. Mas, em alguns casos o número de expectadores ultrapassou essa média. A celebração realizada pela Comunidade Cristã Casa do Pai, por exemplo, foi vista até este sábado (31/7) por mais de 1.600 pessoas.  A ministração do Grupo Sarça Ardente foi vista em tempo real por 3.100 pessoas, e a gravação postada no Facebook ultrapassou 6.100 visualizações.

“Orar é um processo fantástico e transformador na vida dos cristãos, um exercício de saúde”, definiu o diretor clinico da Santa Casa de Araçatuba, Fábio Bombarda.

Intensivista com atuação diária na UTI Respiratória, unidade que trata de pacientes graves de infecção pelo coronavírus, Bombarda explicou que eventos como o Ciclo de Orações têm impacto muito positivo nos pacientes.  “Assim como os remédios que prescrevemos, as orações também participam dos caminhos de cura. Para mim, a espiritualidade é elemento base de nossa experiência humana e está fortemente ligada à manutenção e fortalecimento de nossa saúde física e mental”.

O fortalecimento dos colaboradores também foi atingido durante os quatro dias de orações.  “A repercussão foi muito boa. O frio, talvez tenha impedido uma presença maior dos colaboradores, mas o som chegou aos principais setores do hospital e todos que me encontraram nos corredores disseram estar satisfeitos e pediram para darmos continuidade ao ciclo”, afirmou Maria Ionice Zucon.

Dentre os pacientes internados o clima de orações também resultou em momentos de trégua à dores e ansiedades.” Um paciente do 2-B (ala do segundo andar) participou ativamente de todas as celebrações. Da janela do seu quarto ele orava, dava Glória a Deus e durante o culto da Igreja Universal, atendendo ao pedido do pastor, estendeu uma garrafa de água para fora para ser consagrada”, informa o colaborador Gustavo Alves, um dos organizadores do Ciclo.

Alvos inesperados

As intercessões e orações também chegaram no momento certo à pessoas que por questões extremas estavam na recepção da Santa Casa de Araçatuba vivendo dramas pessoais e angustiantes e nem poderiam imaginar que Deus já estava lá aguardando por elas.

“Uma moça estava na recepção muito angustiada porque naquele momento o seu pai passava por uma cirurgia muito delicada.  Quando começou a celebração da Assembleia de Deus (Ministério Madureira), igreja que frequenta, mas não sabia que estaria lá, ela reconheceu a voz do pastor e foi até ele, que a acolheu e juntos oraram pelo pai dela. Ao final, a moça estava mais tranquila e confiante”, relembra Gustavo Alves.

Outro caso relatado pelo organizador, foi o de integrantes de uma família que estava totalmente aflita na recepção e quando a celebração a Congregação Cristã No Brasil, começou, “eles saíram para fora, emocionados assistiram a pregação e foram confortados’.

Gustavo Alves, também cita o drama de outra família, cujo pai estava internado em preparativos para uma cirurgia. “Eles pediram ao Luan do Grupo Sarça Ardente que orasse pelo paciente. Foram atendidos e demonstraram que ficaram em paz”

O caso de dois moradores em situação de rua que vivem nos arredores da Santa Casa de Araçatuba emocionou Maria Ionice Zucon. “Um deles, que parecia não estar sóbrio, veio e gritou: “pastor ore para mim, preciso que Deus me ajude. Quero que Jesus me escute”. O pastor orou por ele, todos nós oramos. Um outro veio e mostrou uma garrafa de bebida e pediu: “pastor me ajude a deixar esse vício. Peça para Jesus tirar de mim esse vício”. O pastor o abraçou, orou com ele e disse: “se você quer, Jesus também quer tirar esse vício da sua vida”.

Para Maria Ionice, esses fatos e muitos outros de pessoas que igualmente naquele momento estavam um pedido de misericórdia preso na garganta “são uma prova da manifestação de Jesus em nossas vidas”.

Ao agradecer a todos os pastores, ministros de louvor e intercessores que realizaram a obra de Deus de maneira tão diligente, a diretora da Santa Casa de Araçatuba afirma que, “todos eles proporcionaram momentos que somente quando estamos em sintonia com Deus conseguimos enxergar o quanto Ele nos ama”.

“Só temos a agradecer imensamente a todos os envolvidos no Ciclo de Orações, que com fé, amor e carinho, oraram de coração por todos nossos pacientes e colaboradores nesses dias tão difíceis”, afirmou o diretor clínico da Sant Casa de Araçatuba, Fábio Bombarda.