03/04/2019 17:09:10 - Santa Casa de Araçatuba inicia a reforma de ala de internação de pacientes do SUS

Já começaram as obras nos quartos 202 e 204, dois de um total de seis que a Santa Casa de Araçatuba vai reformar na Unidade de Internação- II, com verba captada pela Comissão de Captação de Recursos. O grupo que é presidido pela vice provedora Maria Helena Pereira de Morais já arrecadou R$ 226 mil e tem como alvo captar mais R$ 334 mil para que o hospital reforme todos os 14 quartos da ala que é exclusiva para internação de pacientes do SUS. A reforma faz parte do projeto “Adote uma obra” lançado em novembro do ano passado.

A obra dos dois primeiros quartos será financiada com R$ 80 mil doados pelo empresário João Geralde Júnior, que na terça-feira (2/4) entregou à diretoria do hospital, representada pelo presidente do Conselho Administrativo, Cláudio Benício de Castello Branco  e a tesoureira Maria Ionice Zucon e à presidente da Comissão de Captação de Recursos, Maria Helena Pereira de Morais, cheque de R$ 25 mil referente à primeira parcela da doação.

Geralde, sempre contribui com entidades assistenciais de Araçatuba. Até o ano passado, a Santa Casa de Araçatuba recebeu doações anuais, mas agora o empresário decidiu fazer uma doação mais significativa.  “Neste momento o meu foco é a Santa Casa de Araçatuba porque se trata de uma referência para a região. Tudo vem para cá, então a gente precisa melhorá-la. O Estado faz a parte dele e a gente tem que fazer a nossa também”.

O empresário citou a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) como exemplo do que o apoio de uma comunidade pode produzir. Aos 14 anos, Geralde foi acometido por Síndrome de Guillain Barré, doença autoimune que ataca o sistema nervosa, que na época não era tratada em Araçatuba.  Seus pais o levaram para São Paulo para tratar o aspecto clínico da doença no Hospital Beneficência Portuguesa e a reabilitação na AACD. “Na época só existia a AACD do Bairro Aclimação. Mas hoje, graças às várias campanhas realizadas pelo SBT existem várias em todo o país”.

Além do que ele define como, envolvimento social por aqueles que têm mais recursos, o empresário João Geralde Júnior explicou que a doação também foi feita por razões emocionais. Pelas regras do “Adote uma obra”, o doador de recursos para reformas no hospital terá uma placa em homenagem afixada na área revitalizada. Um dos quartos reformado pela doação do empresário, terá placas em homenagem ao seu pai, Nenê Geralde (João Geralde) e o outro, sua mãe Marina Cruz Geralde, ambos já falecidos. “São a minha essência. Se hoje estou nessa condição confortável, devo a Deus e aos meus pais”.

O que será feito nos quartos
Os R$ 226 mil arrecadados pela Comissão de Captação de Recursos da Santa Casa de Araçatuba (R$ 125 mil referente à ação entre amigos; R$ 80 mil doados pelo empresário João Geralde Júnior; e R$ 41 mil repassados pela Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho de Araçatuba) vão possibilitar reforma total e reformulação de 6 quartos e banheiros da UI-II.
As obras estão sob a estão do Departamento de Engenharia e Arquitetura da Santa Casa de Araçatuba que as executará por via direta, ou seja, contratação de mão-obra especializada, modalidade que conseguiu reduzir em 30% o orçamento inicial cotado para ser realizado por administração indireta.

De acordo com a arquiteta Gislaine Bianchi, os banheiros foram totalmente demolidos para substituição da rede hidráulica que passa de canos de ferro para tubulação em pvc; colocação de piso antiderrapante, revestimento nas paredes e colocação de louças sanitárias e boxes de banho novos e adaptados às normas de acessibilidade.

Nos quartos as obras também serão gerais: instalação de tubulação para rede de gases (ar, vácuo e oxigênio); colocação de régua para gases e climatização; substituição da rede elétrica para sistema compatível à equipamentos hospitalares e refrigeração de ar; colocação de forro removível em placas de gesso e película de pvc; substituição das esquadrias de ferro por de alumínio; troca de piso e colocação de revestimentos nas paredes.
As obras dos dois primeiros quartos deverão ser concluídas em 90 dias.