06/05/2014 - Santa Casa imuniza colaboradores contra a H1N1

Colaboradores diretos e indiretos da Santa Casa de Araçatuba estão sendo vacinados contra as gripes A e B causadas pelos vírus H1N1 e Influenza, vírus que registram maior circulação, nesta época do ano. A campanha  interna é anual e acontecerá  até amanhã ( quarta-feira). A vacinação é realizada no refeitório do hospital das 7h30 às 17hs30.

Ao todo foram reservadas 1.300 doses da vacina; 1080 das quais destinadas aos colaboradores diretos e o restante dentre prestadores de serviços e fornecedores que atuam nas várias atividades da Santa Casa.
A realização da campanha é de responsabilidade por um mix formado pela Divisão de Serviços Médicos, Vigilância Epidemiológica Hospitalar e Serviço Especializado em Medicina do Trabalho.

No ano passado, a campanha interna de vacinação imunizou 736 pessoas e reduziu a quantidade de afastamentos de funcionários em decorrência da doença.•.Os efeitos colaterais são insignificantes se comparados com os benefícios que pode trazer na prevenção de uma doença sujeita a complicações graves em muitos casos.A  vacina contra gripe sazonal que está sendo distribuída atualmente no Brasil foi preparada a partir de uma seleção de subtipos de vírus que representavam ameaça antes de aparecer o H1N1, uma variante nova de vírus influenza tipo A.

H1N1

A gripe H1N1, ou influenza “A”, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo “A”. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente. O período de incubação varia de 3 a 5 dias.

A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Experiências recentes indicam que esse vírus não é tão agressivo quanto se imaginava. Não há risco, por exemplo, de o vírus ser transmitido através da ingestão de carne de porco, porque ele será eliminado durante o cozimento em temperatura elevada.

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Os efeitos colaterais são insignificantes se comparados com os benefícios que pode trazer na prevenção de uma doença sujeita a complicações graves em muitos casos. A vacina contra gripe sazonal que está sendo distribuída atualmente no Brasil foi preparada a partir de uma seleção de subtipos de vírus que representavam ameaça antes de aparecer o H1N1, uma variante nova de vírus influenza tipo A.