11/05/2016 - Santa Casa instala poltronas reclináveis para acompanhantes

Cadeiras de fios plástico para os acompanhantes de pacientes internados na Santa Casa de Araçatuba entraram para o passado de 100 leitos de seis alas clínicas. O móvel pouco confortável foi substituído por poltronas de corino, reclináveis e modelo luxo de uma série de cor azul.

A substituição ocorreu na semana passada e foi possibilitada por verba de R$ 100 mil referente a uma emenda parlamentar incluída no Orçamento Geral da União (OGU)de 2014, pelo ex-deputado federal João Eduardo Dado Leite de Carvalho (PDT/SP).

O ex-parlamentar reside na região e manteve em Araçatuba uma de suas bases eleitorais. Retribuía a votação recebida na cidade através de um relacionamento sempre presente na Santa Casa de Araçatuba para qual anualmente apresentava emendas incluídas no OGU.

As poltronas foram instaladas nas Unidades de Internação 2-A, 2-B, 2-C, 2-D, 6, Isolamento e ala para crianças da UTI Neonatal do 6º andar, totalizando 100 leitos. Todas as unidades são exclusivas para internação de pacientes do Sistema Único de Saúde. Cada ala recebeu em média 18 poltronas, número compatível à quantidade de seus leitos.

Os novos assentos para descanso dos acompanhantes possuem designer desenvolvido exatamente para acomodar com conforto, inclusive durante pernoites. Os móveis foram recebidos com satisfação pelos usuários.

Pacientes com menores de 18 anos e acima de 65 anos têm direito a serem acompanhados por um familiar ou responsável durante o período de internação na Santa Casa de Araçatuba. O hospital abre exceções para situações especiais referentes a pacientes que estejam fora dessas faixas etárias.

O remanejamento foi planejado e realizado pelas gestões de Assistência Médica, Apoio e Administrativa. De acordo com levantamentos já realizados pelos gestores, serão necessárias em torno de mais 150 cadeiras para renovar todos os assentos destinados a acompanhantes.