09/04/2009 - Santa Casa mantém Serviço de Neurologia e Neurocirurgia

Criado há dois anos, o Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa instituiu um novo formato de atendimento, que inclui consultas ambulatoriais, exames para diagnóstico de doenças, enfermaria exclusiva para internações clinicas e cirúrgicas, equipe para realização de cirurgias emergenciais e eletivas, e plantão presencial 24 horas para atendimentos de urgência e emergência.

A unidade presta atendimentos a pacientes vitimados por derrame cerebral, traumatismo craniano, traumatismo de coluna, hérnia de disco, tumores cerebrais, aneurismas, má formação vascular, entre outras patologias.

A estrutura de atendimento é composta por enfermaria exclusiva para interações de pacientes clínicos e cirúrgicos, neurocirurgiões e equipamentos de ponta, tanto para cirurgias quanto para o diagnóstico por imagem, como por exemplo, Tomógrafo Multslice, que capta imagens em três dimensões e Ressonância Magnética de alto campo.

O Corpo Clínico do hospital possui seis neurocirurgiões e cinco clínicos em neurocirurgia, que atuam em cirurgias eletivas. O Serviço é coordenado pelo neurocirurgião Rodrigo Mendonça, graduado pela Universidade Federal de Pelotas (RS) e residência médica realizada no Hospital Cristo Redentor, de Porto Alegre (RS).

“A estrutura para atendimentos clínicos e cirúrgicos da Santa Casa de Araçatuba é própria de grandes hospitais que utilizam tecnologia de ponta”, define o neurocirurgião, Rodrigo Mendonça. Para ele, esta vantagem é otimizada porque esse instrumental funciona 24 horas, dentro do próprio hospital.

“Isto significa atendimentos mais ágeis, principalmente em urgências e emergências e segurança para os profissionais do setor”, afirma o Mendonça.

Ambiente cirúrgico

A criação do Serviço de Neurocirurgia, também conseguiu organizar a agenda de cirurgias eletivas, que representam o maior volume dos atendimentos prestados. O setor realiza em média 300 cirurgias/ano. “Estatística idêntica ao volume de cirurgias realizadas em serviços de Residência Médica”, compara o coordenador.
As cirurgias são realizadas em sala dotada de equipamentos avançados como o Arco Cirúrgico (equipamento que permite ao médico ver a imagem, em tempo real, de onde está sendo feita a intervenção e ponto exato para posicionar uma prótese ou pino, por exemplo). A equipe de cirurgiões também dispõe de microscópio operatório e do equipamento Índice Bis Expectral, que monitora a analgesia do paciente.
Como acessar

O Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios privados.  Para os atendimentos ambulatoriais, internações clinicas e cirúrgicas e atendimento de Pronto Socorro, os pacientes precisam de encaminhamento expedido pelas unidades de atendimento de Saúde de Araçatuba e dos 42 municípios da região. O Serviço também possui a agilidade necessária para realizar atendimento imediato de cirurgias emergenciais encaminhadas pela central de vagas.

Serviços médicos e hospitalares poderão obter outras informações através do telefone (18) 3607-3011