05/05/2016 - Santa Casa participará do 10º Mutirão de Cirurgia da Criança

Um grupo de dez crianças, entre 3 e 10 anos, passará por cirurgias de baixa complexidade, agendadas para o período das 7h às 15hs, na Santa Casa de Araçatuba.  Os procedimentos fazem parte do X Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica. O evento conta com a adesão de 21 hospitais de 7 estados e Distrito Federal.  No Estado de São Paulo, 7 unidades hospitalares estarão mobilizadas na capital e interior.  O mutirão será realizado neste sábado (7/5).

A quantidade de cirurgias programadas para o mutirão deste ano representam aproximadamente 85% em relação aos 15 procedimentos eletivos  autorizados por mês para realização na Santa Casa de Araçatuba. No entanto, o fluxo de cirurgias pediátricas de urgência e emergência é atendido e realizado normalmente pelo hospital.

O objetivo da iniciativa é movimentar a fila de espera por cirurgias do trato urinário, gastrointestinais, hérnia, dentre outras de baixa e média complexidades, que são classificadas pelo Sistema Único de Saúde, como eletivas, ou seja, são necessárias, mas a realização pode ser programada.

Em decorrência desse critério, as cirurgias eletivas são financiadas por meio de recurso específico à esta modalidade, e os hospitais dependem da liberação dos recursos para realizar os procedimentos.

Na área de cobertura do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba, que compreende a cidade sede e mais 40 municípios, o tempo médio de espera pela realização de cirurgias pediátricas agendadas é  de  seis meses. Atualmente 60 pacientes, dentre crianças e adolescentes aguardam na fila de espera.

O volume de cirurgias agendas para serem realizadas neste sábado, na Santa Casa de Araçatuba, aliviará a fila de espera em 15%.  No ano passado foram realizadas 7 cirurgias.

Com essa iniciativa, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica e os hospitais conveniados, procuram restabelecer a qualidade de vida dessas crianças em menor tempo e permitir que também as cirurgias de média e alta complexidade, que exigem internação, possam ser realizadas em prazos menores.

Estrutura
A Santa Casa de Araçatuba que participa do mutirão pelo décimo ano consecutivo, preparou uma boa estrutura para receber os pequenos pacientes. Serão duas salas cirúrgicas com equipes compostas por cirurgião pediátrico, anestesista e instrumentador. Os procedimentos serão realizados pelos cirurgiões pediátricos Aimar Garcia Sanches e Adriana Oliva  Hebeler.

A organização do evento começou há dois meses, com a seleção dos pacientes, convocação de seus responsáveis, consulta ambulatorial e realização de exames pré-operatórios. As cirurgias de hérnia e do trato urinário são o maior volume dentre os procedimentos que serão realizados no mutirão desse ano.

Os procedimentos cirúrgicos ambulatoriais são os mais frequentes nesses mutirões, por serem geralmente rápidos e não requererem a internação do paciente.  Em geral, os pacientes permanecem apenas algumas horas no hospital, em observação, e recebem alta no mesmo dia. Por sua menor complexidade, as intervenções duram em média 40 minutos.