05/09/2017 - Santa Casa realiza a nona captação de órgãos do ano

O fígado, os rins e as córneas de uma paciente de 60 anos, foram captados na sexta-feira. (1/9), horas após sua morte encefálica ter sido comprovada através dos vários exames do protocolo do procedimento.  A captação foi a nona realizada neste ano na Santa Casa de Araçatuba.

A paciente residia em Birigui e foi removida no dia 23 de agosto para Santa Casa de Araçatuba, em decorrência de um quadro grave de Acidente Cerebral Vascular (AVC). Apesar dos esforços da equipe médica e do tratamento intensivo, o quadro clínico não evoluiu para melhora. A morte cerebral foi constatada na manhã de 31 de agosto.

Comunicada por integrantes da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes (CIHT) do hospital sobre o inicio das investigações do Protocolo de Morte Encefálica, os familiares da paciente autorizaram a retirada dos órgãos para doação.

Os órgãos foram captados por equipe médica do Hospital de Base de São José do Rio Preto para transplantes em pacientes que estão na fila da Central Nacional dos Transplantes.  Não há informações sobre os pacientes que receberam os órgãos e detalhes dos procedimentos para transplante.