Notícias


24/10/2016 - Santa Casa realiza rastreamento de câncer de mama e uterino

 Um total de 113 mulheres com mais de 25 anos participaram no sábado (22/10) do evento “ A Santa Casa Vai dar uns toques”, voltado à  realização de exames para rastreamento e detecção precoce dos cânceres de mama e do colo do útero. É o segundo ano, que o hospital realiza o evento.

 
A iniciativa faz parte do 2º Circuito Saúde da Mulher, organizado pelo CTO (Centro de Tratamento Oncológico), que tem o Outubro Rosa como foco e consiste em palestras com médicos especialistas e exames clínicos, que foram realizados durante a manhã, no Centro de Radioterapia do hospital.
 
O objetivo da Santa Casa de Araçatuba, através do Centro de Tratamento Oncológico de exercitar na comunidade em relação à importância do rastreamento anual para detecção precoce dos cânceres de mama e colo do útero.  Os exames foram realizados pelos ginecologistas Márcio Pimenta e Gustavo Arduíno e enfermeiras  com treinamento espeicifico.
 
As participantes também participaram  de palestras proferidas pelo mastologista Paulo Gil Katsuda que abordou o câncer de mama; e o oncologista clínico Bruno Kersten que falou sobre o câncer uterino. As palestras foram seguidas de debates.
 
De acordo com o oncologista clínico, Bruno Guilherme Kersten, coordenador científico do evento,  o índice de mortalidade de mulheres jovens acometidas por câncer de colo de útero pode ser reduzido  através da realização de exames regulares.
 
Após a análise patológica dos exames, as pacientes receberão os laudos. Casos com alterações serão convocados pelo CTO para realização de exames complementares, diagnóstico e tratamentos necessários.
 
Compartilhe: