Notícias


26/10/2015 - Santa Casa realizou circuito de saúde da mulher

 
Aproximadamente 40 mulheres de Araçatuba e região participaram sábado ( 24/10)  do 1º Circuito Saúde da Mulher, promovido pela Santa Casa de Araçatuba.
Além de palestras sobre o câncer de mama e colo de útero, elas passaram por exames clínicos e preventivos (papanicolau). Caso seja encontrada alguma suspeita de doença, a paciente será encaminhada para outros exames e tratamento no CTO (Centro de Tratamento Oncológico). 
 
O evento  denominado  " A Santa Casa Vai te dar uns toques!" ,  foi promovido pelo Santa Casa de Araçatuba, através do  Direção Clínica e Centro de Tratamento Oncológico. O objetivo foi exercitar na comunidade a importância do rastreamento anual para detecção precoce dos cânceres de mama e colo do útero. 
 
De acordo com o oncologista clínico, Bruno Guilherme Kersten, coordenador científico do evento,  o índice de mortalidade de mulheres jovens acometidas por câncer de colo de útero pode ser reduzido  através da realização de exames regulares.
 
Preventivo
Segundo os médicos que deram palestras, o mastologista Paulo Gil Katsuda e o oncologista Bruno Kersten, a mulher deve se preocupar com a prevenção das doenças, fazendo exames da mama e também o preventino, nas unidades de saúde. "Tem também a vacina que previne adolescentes do câncer de colo de útero", lembrou Kersten.
A dona de casa Ana Paula Batistela, de 38 anos, foi avaliada pela primeira vez. "Pensava que primeiro tinha que encontrar alguma coisa no corpo para depois tratar. Mas, é totalmente ao contrário. Temos que nos prevenir."
Já a cozinheira Amélia Maria Sena Ceolin, 48, que trata de um câncer de mama, afirma que a autoestima ajuda a curar a doença. "Nunca deixo de me maquiar e usar salto alto", disse.
 
 
Compartilhe: