07/07/2020 09:38:29 - Santa Casa recebe cadeiras de rodas adquiridas com a venda de blisters arrecadados pelo Rotary Club Bandeirantes, Câmara Municipal e Pastoral da Saúde

O Rotary Clube de  Araçatuba Bandeirantes entregou nesta segunda-feira (6/7) à Santa Casa de Araçatuba, quatro cadeiras de rodas adquiridas com a venda de blisters arrecadados em Araçatuba em uma ampla campanha realizada em parceria com a Câmara de Vereadores e Pastoral da Saúde. A campanha envolveu a população de Araçatuba que passou a encaminhar os blisters aos pontos de coleta,  e foi transformada em referência para instituições de várias regiões do Estado de São Paulo.

“Tudo começou com uma reunião na Câmara Municipal que ficou como ponto de coleta”, relembrou o presidente do Rotary Club Bandeirantes, Fábio Duarte, ao destacar que a campanha foi iniciada pelo então presidente Paulo Sérgio da Silva, que participou da entrega realizada nesta manhã.

A campanha foi iniciada em fevereiro de 2019 e arrecadou 4,3 toneladas de blisters, embalagem em formato de cartela utilizada para acondicionar comprimidos de forma individual O material coletado foi vendido para uma empresa especializada em reciclagem e rendeu R$ 1.280,00.

Blisters descartados não são reutilizados pela indústria farmacêutica, no entanto, através de procedimentos realizados a seco e/ou adição de produtos químicos, empresas especializadas em reciclagem fazem a moagem das embalagens para separação do PVC e alumínio. O metal é reaproveitado e o restante pode servir de combustível para alimentar fornos de cimenteiras.

Campanhas como a realizada em Araçatuba pelas três instituições evitam que as cartelas de medicamentos sejam descartadas no lixo comum, fator que causa impacto significativo nos espaços dos aterros sanitários, ou contaminem o meio ambiente se lançadas diretamente no solo.

“Algo que era jogado no lixo e poluíam o meio ambiente   foi transformado em um bem importante para o hospital”, definiu Marilene de Oliveira Boer Casonato, coordenadora da Pastoral da Saúde, durante a entrega das cadeiras de rodas.  A coordenadora também destacou o aspecto educativo da campanha. “Vimos pessoas de todas as idades, principalmente as crianças envolvidas no recolhimento das embalagens”.

“Esperamos que com essas cadeiras possamos ajudar um pouquinho mais a Santa Casa de Araçatuba”, afirmou Fábio Duarte ao entregar à tesoureira e coordenadora da Comissão de Captação de Recursos, Maria Ionice Zucon as quatro cadeiras adquiridas.  O lote doado é composto de 1 cadeira de rodas com anatomia para obesos, 2 cadeiras de rodas padrão e 1 cadeira de rodas para banhos.

Os equipamentos vão atender aos pacientes do Pronto Socorro, Centro de Tratamento Oncológico (CTO) e Hospital do Rim. “As doações chegam em boa hora pois o hospital estava precisando de novas cadeiras, principalmente para pacientes obesos”, definiu Maria Ionice Zucon. Ela elogiou a iniciativa do Rotary Club Bandeirantes, da Câmara Municipal através da presidente Tieza Marques, e a Pastoral da Saúde, “por ajudar o hospital e instituir uma nova concepção sobre o aproveitamento de embalagens de remédios”.