- Santa Casa solicita credenciamento em residência médica

Por: Monique Bueno

Folha da Região de Araçatuba (29/12/2015)

A Santa Casa de Araçatuba solicitou à CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica) credenciamento de 55 vagas em seis programas na área de ensino.

A intenção é dar início às aulas de pós-graduação latu sensu em clínica médica, ginecologia e obstetrícia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, pediatria e radiologia e diagnóstico por imagem, em 2016.

Para isso, é necessário passar pela avaliação de representantes da comissão ligada ao MEC (Ministério da Educação). "O interesse do hospital começou no ano passado por causa da criação das vagas do curso de medicina pelo Mais Médicos e pelo próprio interesse dos médicos da instituição em supervisionar as equipes de residentes. Mas, como as inscrições estavam bloqueadas, o pedido só pode ser feito em setembro passado", comentou o médico Rafael Saad, coordenador da Coreme (Comissão de Residência Médica) do hospital.

Para se inscrever no programa de residência médica da Santa Casa, o interessado terá que ter diploma de instituições oficiais ou reconhecidas pelo MEC, ou revalidado conforme a legislação. O residente deverá cumprir carga horária de 60 horas semanais, sendo 80% dedicados às atividades práticas, como atendimento em ambulatório, enfermaria, pronto-socorro, centro cirúrgico e UTI (Unidade de Terapia Intensiva).