10/07/2009 - Serviço de Cirurgia Cardíaca é referência regional

O Serviço de Cirurgia Cardiovascular - especialidade que se ocupa do tratamento cirúrgico das doenças do sistema cardiovascular, que podem ser congênitas ou adquiridas - (isquemias do coração, como infarto do miocárdio e angina, por exemplo) – completa, em 2009, uma década de atividades na Santa Casa de Araçatuba.
As primeiras cirurgias foram realizadas gratuitamente, no início de março de 1999. Na época, o hospital ainda não era conveniado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para realizar os procedimentos.
      Antes de 1999, pacientes com indicação cirúrgica eram removidos para outras regiões do Estado de São Paulo.  “Hoje, com exceção de transplantes, podemos realizar qualquer tipo de cirurgia cardíaca", avalia o cirurgião cardiovascular Hélio Poço Ferreira, coordenador do Serviço.
     Em 10 anos de atividades, o Serviço de Cirurgia Cardiovascular já realizou 3.500 procedimentos, sendo 2.000 implantações de marca-passo e 1.500 cirurgias. As implantações de pontes de safena e mamária correspondem à aproximadamente 40% do total das cirurgias realizadas. O restante dos atendimentos corresponde a procedimentos como implantação e troca de válvulas aórtica e mitral, atrioseptoplastia (correção da comunicação interatrial), ventriculoseptoplastia (correção da comunicação interventricular), correção da persistência do canal arterial (doença congênita, predominante em crianças e que se manifesta desde o nascimento), correção de aneurisma e correção de dissecção de aorta.

ESTRUTURA
      Graças aos investimentos efetuados pela diretoria e estudos e pesquisas praticados pela equipe médica, a Santa Casa de Araçatuba foi transformada em centro de excelência para tratamento de cardiopatias: de consultas ambulatoriais a cirurgias complexas, passando por um moderno centro para diagnóstico e pronto-socorro 24 horas.
     O diagnóstico precoce é um dos avanços. O hospital possui um conjunto de equipamentos que possibilita a realização de vários exames, como a ergometria (teste realizado em esteira ou bicicleta ergométricas, para detecção de anormalidades nas atividades do coração); ecocardiografia (exame que utiliza ondas de ultra-som para criar imagens do coração) com Doppler -recurso que mostra como o sangue flui através das câmeras e válvulas do coração-, o transesofágico - técnica que detalha a anatomia e funcionalidade das válvulas e próteses cardíacas, para o diagnóstico de doenças da aorta e das infecções do coração - e o Eco de Stress, que analisa o funcionamento do coração quando há um aumento do trabalho cardíaco.
    Além disso, o setor de diagnósticos conta com um novo e moderno aliado: o tomógrafo Multslice, aparelho desenvolvido pela Toshiba,com autonomia para gerar imagens em três dimensões, que possibilitam o diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares.
    A Santa Casa, também é referência regional em Cardiologia Intervencionista, conjunto de procedimentos médicos invasivos para o diagnóstico e tratamento de cardiopatias. Essas atividades estão centralizadas no o Serviço de Hemodinâmica, que  utiliza a tecnologia digital do  aparelho Integris H 3.000, desenvolvido pela Philips, que produz imagens de altíssima resolução, qualidade indispensável à realização de cateterismos para o diagnóstico de doenças cardíacas e cerebrais; e procedimentos terapêuticos da cardiologia intervencionista, como angioplastia (desobstrução de artérias) e implantação de stent (endoprótese expansível inserida em artérias para aliviar o fluxo sanguíneo diminuído aos órgãos devido a uma obstrução).
    A estrutura inclui ainda uma sala exclusiva para a realização de cirurgias cardíacas, dotada de todos os equipamentos necessários aos procedimentos cirúrgicos, como a máquina extracorpórea, que desempenha as funções do coração e do pulmão durante as cirurgias, monitores e balão intra-aórtico, que fortalece o coração durante as intervenções na hemodinâmica e no pós-operatório.

UTI Coronariana

Dotada de 10 leitos, equipamentos de ponta e profissionais qualificados, a UTI Coronariana está interligada ao Serviço de Hemodinâmica e à ala de internações clínicas e cirúrgicas. Centro de convergência de todas as unidades de atendimento cardiológico, que ocupam hoje toda a extensão do primeiro andar do prédio principal e da nova torre da Santa Casa, a unidade  possui um monitor cardíaco por leito, desfibrilador, respirador artificial e equipe composta por cardiologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e assistente social.